Categories: Uncategorized

Operação Red Sparrow [Resenha do Filme]

Protagonista de uma franquia de sucesso de bilheteria (Jogos Vorazes), de um filme mega polêmico (Mãe!) e ganhadora de um Oscar (O lado bom da Vida), sempre que Jennifer Lawrence aparece, algo a mais acaba vindo com ela, positivo ou negativo, e por tudo apresentado em Operação Red Sparrow, posso dizer que a atriz não me decepciona em seu novo longa.
Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) é uma bailarina russa, que tem uma mãe bastante doente, e que sofre um acidente no palco acabando definitivamente com sua carreira. Já nas primeiras cenas o diretor Francis Lawrence mostra que não vai nos poupar de cenas mais impactantes. A abertura nos mostra duas narrativas, a de Nate (Joel Edgerton), um agente americano tentando proteger seu informante na Rússia e Dominika com sua perna em quebrada. Aparentemente, vidas completamente diferentes, mas com algo em comum: Vanya (Matthias Schoenaerts), tio da protagonista, agente do serviço secreto russo. Mostrando a sobrinha que acasos não existem, monta uma armadilha para Dominika, fazendo com que ela também entre para o serviço secreto, tornando-se uma Sparrow.
O treinamento Sparrow não é fácil, principalmente no quesito psicológico. Tratada como uma prostituta do governo, Dominika precisa aprender que mais nada na vida dela a pertence mais, nem mesmo seus desejos sexuais, na verdade, a personagem aprende a usá-los em seu benefício. Muitas cenas sexuais são expostas para nos mostrar que uma Sparrow é uma grande manipuladora de sentimentos. A violência também é constante durante o filme, assistimos a cenas de torturas físicas  e psicológicas fortes, somadas as cenas de assédios explícitos e um toque de incesto, que faz do longa um filme com cenas bem indigestas.
A primeira missão de Dominika é encontrar o informante russo que o agente americano tenta proteger e toda uma trama intricada se desenvolve a ponto de não sabermos se a protagonista é ingênua, por ser uma espiã iniciante, ou esperta demais.No entanto, nenhuma cena acaba sendo aleatória, no fim, tudo é conectado e o final é bem surpreendente.
Dominika não gosta de ser espiã e percebemos que existe uma recusa da protagonista a entregar o seu corpo para quem ela não quer, só porque o Estado deseja, e neste ponto a narrativa é bem clara em nos mostrar as habilidades da agente em tentar escapar de boa parte dos abusos, mas ao longo da trama a personagem comete muitos erros, propositais ou não, só saberemos no final.
Existe um evidente crescimento da protagonista ao longo da trama, Dominika começa ingênua, mas é uma mulher psicologicamente forte, violenta e aos poucos vai entendendo perfeitamente as motivações do seu tio, que é um homem esperto e asqueroso. A relação familiar dos dois acaba sendo mais complexa do que aparenta. Já sua relação com o americano Nate gera bastante dúvidas ao longo do filme, não conseguimos identificar com muita clareza as intenções de nenhum dos dois e os personagens não conseguem passar nenhuma química no envolvimento deles.
O que realmente move a trama é o fato de Dominika estar cada vez mais envolvida na espionagem quando somente quer se livrar dela. Se a protagonista vai conseguir escapar das teias que as envolve é algo que só no final descobrimos e neste ponto o roteiro acerta bem em manter nossas expectativas até os minutos finais.
A direção de Francis Lawrence é bastante direta, sem poupar o espectador de algumas cenas e quando em outras é possível perceber que o diretor é bem comedido. Existe contradição na própria personagem de Jennifer Lawrence que consegue matar friamente, mas em outros momentos se mostra assustada. Ainda assim, a personagem apresenta um grande magnetismo e apesar de aparentar não ter sentimentos, é possível ter empatia por ela.
Operação Red Sparrow não tem uma construção muito profunda no jogo da espionagem, mas com uma protagonista espiã iniciante é possível revelar este fato e embarcar numa trama muito bem elaborada, sem pontas soltas, com uma atmosfera sexual escura, com bastante violência e um final que surpreende.
Vale lembrar que o filme é baseado no livro homônimo publicado pela Editora Arqueiro, anteriormente com o título de Roleta Russa do autor Jason Matthews.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Operação Red Sparrow
Título Original: Red Sparrow
Diretor: Francis Lawrence
Data de Lançamento: 01 de março de 2018
Nota: 4/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Antes Ódio Do Que Nada [Resenha Literária]

Antes ódio do que nada é o segundo livro das irmãs Wilmot da autora Chloe…

1 dia ago

Mufasa: O Rei Leão [Crítica do Filme]

O clássico O Rei Leão (1994) completou 30 anos de seu lançamento e ainda é…

2 dias ago

Black Doves [Crítica da Série]

Assisti Black Doves (disponível na Netflix) por conta da Keira Knightley, já que o tema…

3 dias ago

Aquele Natal [Crítica do Filme]

Cansada das comédias românticas natalinas, resolvi conferir Aquele Natal, animação na Netflix, baseada nos livros…

1 semana ago

Mais Sombrio [Resenha Literária]

Mais sombrio é a nova coletânea de contos do Stephen King e é para mim…

2 semanas ago

Detetive Alex Cross [Crítica da Série]

Baseada em um dos personagens dos livros de James Patterson, a série Detetive Alex Cross,…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!