Categories: Uncategorized

H.P Lovecraft – Medo Clássico [Resenha Literária]

As pessoas até podem dizer que não conhecem H.P Lovecraft, mas a verdade é que de alguma forma elas conhecem. O autor expandiu o universo do terror ao ter um estilo próprio, o horror cósmico, que influenciou diversos autores da literatura fantástica, como Neil Gaiman, Stephen King, George R.R. Martin, filmes, séries, músicas e até desenhos animados como The Terror Beyond da Liga da Justiça, Scooby – Doo, Os Simpsons e muitos outros. E tudo isso é contado em detalhes nesta edição da DarkSide® Books em que temos uma verdadeira aula sobre o autor, com uma boa introdução, nove contos e textos sobre suas obras e vida como: Lovecraft e a cultura pop, Edgar Allan Poe & H.P Lovecraft, em que entendemos as semelhança que possuem os escritores, Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence, Origens – Anotações e Raras inéditas.
Apesar de ser mais conhecido por conta de suas criaturas místicas, Lovecraft é também um autor gótico e quase filosófico, com uma linguagem por vezes formal, com palavras novas, inventadas e de difícil pronunciação, mas que consegue passar o desconforto de seus personagens e suas angústias.
Dos nove contos da obra, selecionei quatro, os dois primeiros pela fama e os dois últimos pelo gosto pessoal.
O primeiro é Herbert West–Reanimator, um livro que H.P Lovecraft não enxergava muitos méritos, como se tivesse escrito apenas para agradar as massas. No entanto, é uma das obras mais comentadas do autor, sendo considerado um percursor dos zumbis e servindo como base para o filme cult Re-animator de 1985. É difícil não se lembrar de Frankestein com um enredo em que temos um médico decidido a curar a morte! No entanto, na história de Mary Shelly tínhamos um cientista com dor na consciência de seus atos, um monstro inteligente e bem humano e já aqui o que temos é uma figura cada vez mais obcecada com seus experimentos, capaz de fazer qualquer coisa para conseguir chegar a seus intentos, deixando um rastro de mortos-vivos, tudo narrado por um amigo de Herbet. É um conto de terror, com pitadas de humor negro e tudo parece muito louco e fora do controle.
Provavelmente o conto mais conhecido do autor é O Chamado de Cthulhu, sendo o que mais me despertou curiosidade devido a fama. O conto nos mostra a investigação, quase jornalística, sobre uma criatura cósmica, macabra, um ser extraterrestre mitológico e antigo, que recebe cultos de nós humanos ao longo dos séculos. Confesso de início não achei a narrativa nada interessante, mas a medida que o narrador vai descrevendo os cultos e os sonhos eu comecei a ficar com muito medo de sonhar com Cthulhu. No final do conto eu já estava completamente envolvida com ambientação sombria e me sentindo bem assustada, isso porque é tudo descrito de uma forma tão real e verídica que me dei conta de que realmente devem existir pessoas por aí fazendo cultos para criaturas estranhas e demoníacas. Nessa vida, tudo é bem possível. Destaque para a questão da linguagem nessa história, Lovecraft faz com que o narrador tenha propositalmente dificuldade em descrever o horror que os cultos causam, dando um pouco de asas para a nossa imaginação.
Por fim, destaque também para Dagon em que o autor consegue passar toda a angústia do protagonista que sofre um naufrágio e vai parar numa ilha bem misteriosa, tudo numa narrativa bem pessimista e A história do necronomicon, um ensaio ficcional curtíssimo sobre um livro amaldiçoado e proibido que causa consequências terríveis a quem lê.
O Fantástico Alfabeto Lovecraft
Ler H.P Lovecraft da coleção Medo Clássico da DarkSide® Books foi uma experiência intensa e gostei de conhecer mais sobre o autor, vida e a influência que até hoje recebemos dele. Tudo numa edição repleta de ilustrações e em capa dura! Quem tiver o app da Darkside (para saber mais CLIQUE AQUI) é ainda possível brincar com a capa e ver o Cthulhu aparecendo, caso você tenha coragem!
O Fantástico Alfabeto Lovecraft
Junto com o livro com os contos clássicos recebemos também O Fantástico Alfabeto Lovecraft de Jason Ciaramella e ilustrações de Greg Murphy. O livro é o primeiro da linha infantil do Selo Caveirinha e podemos ver várias criaturas e referências ao mundo do autor com ótimos desenhos.
FICHA TÉCNICA
Título: H.P. Lovecraft – Medo Clássico # 1
Autor: H.P. Lovecraft
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
Onde Comprar O Fantástico Alfabeto Lovecraft : Amazon



Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 dia ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!