Categories: Uncategorized

A Grande Jogada [Resenha do Filme]


Aaron Sorkin divide opiniões. Tem quem o ache talentoso e tem quem não gosta da maneira como ele escreve. Estreou muito bem com o roteiro de Questão de Honra, Malícia e Meu Querido Presidente e em seguida foi pra TV, onde trabalhou em Sports Night e na aclamada West Wing. Ganhou um merecido Oscar de melhor roteiro adaptado pelo ótimo A Rede Social de David Fincher e foi indicado por O Homem que mudou o Jogo. O seu excelente roteiro para Steve Jobs dirigido por Danny Boyle foi o que faltava para que ele desse um passo mais importante: a direção de um longa metragem.
E ele o faz brilhantemente neste A Grande Jogada (Molly’s Game). Adaptação do livro escrito pela ex-esquiadora Molly Bloom, que se tornou uma das maiores organizadoras de poker dos Estados Unidos.
Narrado em ritmo vertiginoso, como se realmente estivéssemos numa competição de esqui, a montagem rápida e os incessantes diálogos e narração e a interpretação impecável de Jessica Chastain nos fazem ter a exata noção de como foram os acontecimentos na vida da destemida Molly, fascinante personagem real.
Cada detalhe da sua transição de ex atleta para uma expert em poker é explicado ao ponto de nos pegarmos fascinados com a atividade e o empenho da protagonista. Treinada e moldada desde criança pelo pai (Kevin Costner) pra ser uma atleta do primeiro time, ela usa esses ensinamentos também na sua nova empreitada, onde é necessário dosar agilidade e reflexos rápidos a fim de seguir em frente em alta velocidade e desviar dos inevitáveis obstáculos, no caso o FBI que acaba descobrindo suas atividades. Molly então decide contratar um experiente advogado (o sempre competente Idris Elba) e provar que seu trabalho não envolvia prostituição, drogas e que poker não é um jogo de azar e sim de estratégia.
Sorkin estréia muito bem na direção e nos presenteia com um filme empolgante, que cumpre exatamente o que promete. Jessica Chastain foi novamente esquecida pelo Oscar (ano passado também não foi indicada pelo ótimo Armas na Mesa) e nos entrega uma interpretação impecável. Aaron concorre ao prêmio de roteiro adaptado e seria ótimo se ele ganhasse, pois por mais que o livro nos ofereça elementos pra nossa imaginação fluir, a adaptação impecável dele rendeu um trabalho muito bem feito, e se não fosse assim o resultado do longa metragem seria bem inferior.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: A grande jogada
Título Original: Molly’s Game
Diretor: Aaron Sorkin
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018.
Nota:4,5/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa

Italo Morelli

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!