Categories: Uncategorized

As mil noites [Resenha Literária]

As mil noites foi um daqueles livros que me encantou pelo seu design e acima de tudo a sua sinopse me deixou muito curiosa. E agora após a leitura, posso dizer que ele me conquistou por completo.
Antes de falar um pouco do livro, preciso alertar que na história de As mil noites o único personagem que possui nome é o rei Lo-Melkhiin. Isso mesmo que você leu! Todos os outros personagens não possuem nomes, até mesmo a protagonista!
Um enorme obrigada a:
Emily Meehan, que me levou muito a sério quando eu lhe contei que não, nenhum personagem teria nome. ” (Agradecimentos)
Esse fato dos personagens não terem nomes, não atrapalhou em nada a narrativa da história, pois a maior parte da narração é feita pela protagonista.
O enredo começa com as ações da personagem principal, ela sabe que o rei Lo-Melkhiin está a caminho de sua aldeia para escolher uma das moças solteiras para poder ser casar com ele, a menina tem muito medo de que a sua irmã seja escolhida, pois ela considera a irmã a garota mais linda do lugar. Por isso, a protagonista pede para a mãe de sua irmã arrumá-la e deixá-la a mais bonita de todas, pois assim o rei ficará com ela.
A personagem toma tal atitude para que sua irmã não seja morta porque Lo-Melkhiin já matou mais de trezentas garotas, toda menina que escolhe para ser sua esposa, acaba sendo morta. Assim, a protagonista faz de tudo para impedi-lo, e ela consegue! A garota é levada para o palácio como esposa do rei e agora o que mais ela quer é sobreviver. Para isso ela precisará enfrentar o seu medo e encontrar uma forma de viver.
Uma das coisas mais  interessante é que a mocinha olha para tudo o que tem dentro do palácio como se fosse a última vez, já que ela não acredita que irá sobreviver por muito tempo. Porém, uma estranha magia parece fluir entre a garota e o rei, e noite após noite Lo-Melkhiin vai até o seu quarto para ouvir suas histórias; e dia após dia ela continua viva.
E no decorrer do enredo ela descobre que esse poder pode estar nas histórias que conta, e suas palavras parecem ganhar vida própria. E com isso várias coisas acontecem e faz a nossa protagonista descobrir uma magia mais terrível ainda e que esta é a causa das atitudes do rei. Já que o povo acredita que há um demônio habitando o corpo de Lo-Melkhiin.
O livro tem uma narrativa bem objetiva e os diálogos são bem ricos, não posso falar muito sobre o rei, porque se eu contar um pouco que seja dele, estarei dando spoiler. A única coisa que posso dizer sobre Lo-Melkhiin é que ele também narra o livro, portanto se descobre mais sobre esse personagem misterioso.
Gostei demais da obra, tanto a história como seus personagens são bem construídos. E tem várias mensagens importantes dentro do seu conteúdo, a mais importante é sobre como as mulheres são tratadas na cultura do oriente médio.
Para finalizar, o livro pode ser um pouco juvenil, mas no todo ele é bem parecido com o clássico As mil e uma noites. Então se você gostou desse clássico da literatura árabe, deve gostar bastante de As mil noites de E. K Johnston.
FICHA TÉCNICA
Título: As mil noites
Autora: E. K Johnston
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Anônimo 2 [Crítica do Filme]

Bob Odenkirk, nosso eterno Saul Goodman de Breaking Bad, retorna como Hutch Mansell em Anônimo…

13 horas ago

Diários de uma Apotecária – Segunda Temporada

Um dos meus animes preferidos da atualidade é Diarios de uma Apotecária. Serve mistério, drama…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: O Guarani

O cinema brasileiro mal tinha começado sua retomada e Norma Bengell (1935 - 2013) teve…

4 dias ago

Meus Clientes Fantasmas [Crítica]

Meus Clientes Fantasmas é mais um dorama em que Jung Kyung-Ho (Intensivão do Amor e…

1 semana ago

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda! [Crítica]

Duas décadas após o sucesso de Sexta-feira Muito Louca (2003), Lindsay Lohan e Jamie Lee…

2 semanas ago

Do Fundo da Estante: Kiss Daddy Goodnight

Desde que me tornei fã de Uma Thurman nos anos 90, eu sempre quis assistir…

3 semanas ago