Categories: Uncategorized

A Queda dos Reinos [Resenha Literária]

Se você gosta de intrigas, ação, conflitos políticos, conspirações e temas bem loucos estilo Casos de Família, A Queda dos Reinos é a série feita para você.
Não fui com muita expectativa ao livro e acabei gostando muito. O fato das baixas expectativas é que li que ele não é o melhor da série, mas que esta vai melhorando a cada livro. O começo dele é um tanto parado e pode até ser confuso por conta da quantidade de personagens apresentados. Depois de ler muitas fantasias e conhecer mundos novos, esse detalhe já não se torna algo negativo. À medida que os capítulos vão avançando, já ficamos familiares com os personagens.
A história gira em torno de quatro jovens que vivem em distribuídos em três reinos. Cleo é filha do rei de Auranos, que é o reino mais próspero de Mitica. Jonas é filho de um vendedor de vinho, que vive no pobre reino de Paelsia. Magnus e Lucia são herdeiros do reino de Limeros. Por conta de um mal-entendido que terminou em morte no reino de Paelsia, a vida desses quatro jovens começou a ser interligada.

Cleo é a típica mocinha de fantasias YA, mas que soube me conquistar com sua determinação, um pouco de teimosia e o amor por sua família. Jonas foi o protagonista que menos gostei, por conta de todo seu ódio e vingança. Esses sentimentos deixaram o personagem um tanto chato e repetitivo, apesar de serem justificáveis. Lucia foi um tanto esquecida no churrasco, já que teve uma maior importância nos capítulos finais, mas, pelo que já li dos outros livros, seu papel cresce.
Sem dúvidas, o melhor explorado foi Magnus. O herdeiro do trono de Limeros já é o meu personagem favorito (motivo por ter dedicado um parágrafo todinho pra ele). Por conta de uma cicatriz no rosto e as constantes repreensões de seu pai, Magnus está sempre atento a tudo que acontece no seu reino. Ele tenta passar a imagem de uma pessoa totalmente indiferente, mas no fundo tem um bom coração. A única pessoa que ele se importa é sua irmã Lucia, mas ainda assim sofre por conta de sentimentos conflituosos quando se trata de sua irmã mais nova.

Morgan soube embasar bem todo seu mundo nessas quase 400 páginas. O livro cumpriu seu papel de introdutório. Os capítulos se alternam entre os três reinos e ao longo da história vemos intrigas entre os personagens, mortes, conspirações políticas, mais mortes, alianças sendo feitas. E como falei no começo, até assuntos dignos de temas de Casos de Família. Por conta de tudo isso que aparece na história, ouso dizer que essa série é quase um Game of Thrones YA.
O que faltou de ação no início do livro, a autora compensou depois. A partir de um determinado capítulo, percebi uma certa mudança de ares na história, deixando-a mais dinâmica. A reta final me prendeu de certa forma e eu terminei o livro zonza com tanto tiro, porrada e bomba, tentando digerir tudo que aconteceu. Não que o final tenha sido rápido, com aquela impressão de que autora queria terminar logo a história. O fato foi que, por conta dos muitos acontecimentos e o ápice do livro, eu não conseguia largar até terminar.

A edição da Editora Seguinte está ótima. As páginas são amareladas e o tamanho da fonte é bem confortável. No começo do livro, temos um mapa de Mitica e uma espécie de índice com os personagens que irão aparecer/ser citados no livro. E no começo de cada capítulo temos o nome do reino onde se passará a história e um desenho que o representa.
A Queda dos Reinos foi um começo super satisfatório da série que já tem cinco livros lançados aqui no Brasil. O último está com previsão de lançamento internacional para fevereiro do ano que vem.

FICHA  TÉCNICA
Título: A Queda dos Reinos
Autor: Morgan Rhodes
Onde Comprar: Amazon

Luiza Helena

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

O Poder e a Lei – 4ª Temporada [Crítica]

Como amante de séries de tribunal, estava ansioso pela quarta temporada de O Poder e…

19 horas ago

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

5 dias ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

6 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

1 semana ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

2 semanas ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!