Dunkirk [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Dunkirk.
Desesperador! Se eu tivesse que definir esse filme em uma palavra seria desesperador, em duas: desesperador e angustiante! Esses são os sentimentos que permeiam toda a duração do longa dirigido por Christopher Nolan e quando o filme acaba é inegável que terminamos de assistir uma incrível história de resgate!
400.000 mil soldados estão encurralados em Dunkirk, os franceses estão nas trincheiras, mas cada vez mais os alemães avançam. Desesperados na praia, milhares de soldados tentam entrar em navios de resgate, mas os Aliados só vão salvar 30 mil e todos eles são alvos fáceis dos aviões de guerra que sem misericórdia vão destruindo as esperanças de todos. 
O filme acompanha três pontos de vistas, de quem está na praia, no mar e no ar com diferentes tempos narrativos: 1 semana, 1 dia, 1 hora. E dessa forma o espectador consegue entender todo o drama dos soldados e assim ver o lado bom e ruim do ser humano numa guerra. Porque se por um lado os cíveis parecem se preocupar mais do que Churchill, do outro a sobrevivência leva o homem ao limite e às vezes é preciso escolher quem morre e quem vive.
Num primeiro momento acompanhamos Tommy (Fionn Whitehead), um soldado que entre muitos tenta voltar para casa e tenta por diversas vezes, mas os navios são facilmente afundados pelo lado inimigo. Com Tommy se encontra o silencioso Gibson (Aneurin Barnard) e Alex (Harry Styles). Também acompanhamos os pilotos Collins (Jack Lowden) e Farrier (Tom Hardy), além de Mr. Dawson (Mark Rylance), um senhor como tantos que tentam resgatar os soldados encurralados.
Dunkirk não é um filme de guerra comum, mas sim um filme de sobrevivência, soldados tentam desesperadamente sobreviver às bombas, torpedos, naufrágios, fogo ao mar. Estão todos no purgatório, perto de casa, perto do inferno. E a cada frustração a tensão aumenta ainda mais e não somos poupados de absolutamente nada, o horror da guerra é jogado na tela de maneira crua, direta, sem nenhum desvio ou eufemismo. Tanto que é um longa com poucos diálogos, as expressões de angustia e desespero dominam a trama até que os silêncios são quebrados pelos tiros, bombas e uma trilha sonora espetacular de Hans Zimmer que chega a ser essencial na narrativa.
Como não acompanhamos um único personagem apenas, não existe um grande desenvolvimento de um protagonista, mas como o enredo se passa pela perspectiva de todos em diferentes tempos, o que exige uma enorme atenção, a história acaba sendo muito bem explorada.
Dunkirk mostra mais uma vez o talento de Christopher Nolan, num filme ousado em que os diálogos são poucos e muitas vezes desnecessários, focado na angustia dos personagens, no drama dos soldados, no heroísmo de alguns, na covardia de outros, numa montagem, fotografia e trilha sonora perfeitas de um filme de sobrevivência na guerra.
E vai aqui uma dica: assistam em uma sala IMAX porque o som é um dos grandes trunfos do filme e a experiência é incrível, com certeza vocês sair da sala sentindo o corpo tremendo, ainda ouvindo as bombas por perto.

Trailer:

FICHA TÉCNICA

Título: Dunkirk
Diretor: Christopher Nolan
Data de lançamento no Brasil: 27 de julho de 2017

Michele Lima

20 thoughts on “Dunkirk [Resenha do Filme]

  • 26 de julho de 2017 em 12:39
    Permalink

    Oii Mi😊
    Preciso ver esse filme. Amoooo o trabalho de Nolan.
    Beijos
    Ari

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 14:49
    Permalink

    Ooi Mi tudo bom ? Eu tinha visto o trailer do filme, e com sua resenha fiquei ainda mais com vontade. Imagino o quão desesperado seja assisti-lo, mas traz uma historia marcante.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/
    Face: Bella Página
    Intagram : Bella Página

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 15:30
    Permalink

    Oi Michele, tudo bom?
    Eu tô esperando esse filme há tanto tempo que chorei de inveja lendo sua resenha, cê não tem noção! Tô contando os segundos pra minha sessão. Amo o Nolan e tudo que ele faz, e ai junta Nolan com a WW2 e você já me ganha para sempre.
    Sem contar que esse elenco tá espetacular (nhé pro Harry, mas ok, eu vou dar uma chance pra ele) e pqp, como eu quero esse filmeeeeee!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 16:20
    Permalink

    Eu amo filmes sobre guerras, e sua resenha me deixou curiosa. Imagino que também definiria uma situação destas como angustiante. Preciso muito assistir!

    Beijos,
    Pri
    http://www.vintagepri.com.br

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 17:53
    Permalink

    Olá, tudo bem? Que demais esse lançamento, não sabia dele ainda… Fiquei curiosa, preciso assistir! 😮

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 19:10
    Permalink

    Oi, Mi!
    Estou faz tempo querendo ver esse filme, porque o Nolan é o Nolan, né?
    A sua foi a primeira crítica que li sobre ele e fiquei ainda mais curiosa.
    Sinto que vai ser aquele filme que vai me angustiar MUITO, mas que é necessário assistir.
    E, confesso, quero ver o Harry Styles como ator, hahahaha.

    Beijooooos

    http://www.casosacasoselivros.com
    http://www.livrosdateca.com

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 20:04
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu não tinha visto falar desse filme ainda. Não sei se vou assistir. Eu já fui muito fã de filmes de guerra e soldados, mas hoje em dia assisto poucos filmes e esse tema não é uma das minhas prioridades.

    Prefácio

    Resposta
  • 26 de julho de 2017 em 21:19
    Permalink

    Oi
    nunca tinha visto falarem desse filme, parece ser bem intenso porque não é todos que poderão ser salvos, e legal que tem Harry S como ator, que bom que teve a chance de assistir e gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 27 de julho de 2017 em 11:05
    Permalink

    Há dias vi o trailer num programa de televisão e adorei, fiquei ainda mais curioso com a sua resenha 🙂 Obrigado pela dica 🙂

    Bitaites de um Madeirense

    Resposta
  • 27 de julho de 2017 em 23:52
    Permalink

    Oi Mi! Eu não vejo muitos filmes de guerra, prefiro mais os de aventura e fantasia, mas seus comentários positivos me deixaram bem curiosa. Bjos!!!

    Resposta
  • 28 de julho de 2017 em 03:55
    Permalink

    Olá Mi, tudo bem?
    Menina, eu fiquei angustiada assistindo o trailer, imagina o filme?! Mesmo assim, pretendo assistir. Parece que gosto de sofrer né? Hahaha. Filmes, livros com temática de guerra sempre me chamam atenção e, fiquei mais curiosa ainda, após você dizer que esse filme é bem diferente dos demais. Ótima resenha!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    Resposta
  • 29 de julho de 2017 em 00:54
    Permalink

    Apesar da ótima crítica não sei se verei o filme pois já sei dos horrores da Guerra o suficiente para sair arrasada da sala do filme.
    Não vejo nenhum ponto positivo de uma guerra, pois as mesmas são resultados da ganância de alguns. Muitos se prejudicam pelos dezejos de poucos.
    Mas acredito que filmes assim são válidos para não esquecermos a história.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

    Resposta
  • 31 de julho de 2017 em 12:44
    Permalink

    Oi Mi,

    Eu tava no cinema no dia que estreiou e senhor, 5 minutos depois de começar já estava na ponta da cadeira completamente tensa. Nolan fez um trabalho excelente em transformar um filme de guerra em suspense. E como eu amo o trabalho em conjunto dele com o Hans Zimmer, ta perfeito sério.
    A fotografia também ta linda de morrer e deu pra perceber o cuidado que o Nolan teve com figurino, o cenário e os figurantes.

    Beijos

    http://www.booksimpressions.com.br/

    Resposta
  • 23 de maio de 2018 em 18:01
    Permalink

    Acho que é um dos melhores filmes que vi. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk é um filme com un roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores filmes de ação é uma produção que vale a pena do principio ao fim.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada