Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa é como a própria capa do livro já explica: uma coletânea de contos de fadas para pensar no papel da mulher. E não temos aqui só girl power, na verdade temos histórias de simples garotas que de alguma forma são vítimas e superam as adversidades da vida ou de mulheres que de alguma forma mudaram o destino de outra pessoa.
O livro possui 8 contos e escolhi os meus preferidos para comentar! Pra começar o primeiro, A irmã do conde, que lembra o conto Rapunzel. Uma garota é aprisionada pelo irmão que não querendo dividir a herança impõe suas vontades e deixa a irmã presa num quarto por quase toda a vida. Mas eis que um dia a moça vê o rei no seu jardim pessoal e se encanta por ele. O rei a ensina a ler e com a leitura a protagonista amplia seus horizontes, descobre que ela tem direitos e passar a ter vontade de viver de verdade. Embora se tenha um rapaz que vai salvar sua amada, o conto mostra que a garota presa também muda a visão do rei sobre o papel das mulheres em seu reinado.
A princesa rã é uma das histórias mais doces dessa coletânea e me fez lembrar em alguns momentos de A princesa e o sapo. O filho mais novo de um rei, como forma de protesto, se casa com uma rã, mas não sabia que o animal era uma fada que foge e se esconde para que um feiticeiro não a obrigue a se casar. Ao longo do inusitado casamento, a rã se torna amiga do marido, o ajuda em todas as tarefas e vamos vendo como os dois acabam como amigos e companheiros. O conto me pareceu uma representação pura e simples do verdadeiro amor, onde não há submissão, mas sim lealde, companheirismo e liberdade.
A esposa do corvo talvez seja um dos contos mais significativos. Uma bruxa transforma um príncipe malvado em corvo e este obriga uma moça a se casar com ele. De dia corvo, de noite um homem lindo, mas só nas aparências. A protagonista sofre constantemente de violência doméstica, mostrando todos os sintomas que infelizmente acompanham casos assim: vergonha e a culpa. E a protagonista ainda acredita que seu amor pode transformar o marido em um homem melhor, mas entende que precisa valorizar a si mesma e ter amor próprio para ser feliz.
No conto O Castelo do grifo temos a relação de mãe e filho, como o amor materno pode ser construtivo ou destrutivo, já que o protagonista é capaz de fazer de tudo por sua mãe.
Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa tem ilustrações às vezes sombrias outras vezes mais melancólicas, mas que combinam perfeitamente com as histórias. E apesar de ser infanto-juvenil e com uma narrativa simples, o livro atinge também os adultos por sua excelente proposta de reflexão.
A animação Hotel Assombrado, da Netflix, criada por Matt Roller (Rick and Morty), chegou em…
Os criadores de La Casa de Papel me fizeram, mais uma vez, torcer por criminosos,…
Antes da atual febre das produções coreanas, eu já era fã da Yoona por conta…
Tenho certeza de que muita gente achou que Amores Materialistas era uma comédia romântica e…
Grata surpresa, Feriados em Família é o segundo filme dirigido por Jodie Foster após sua…
Paul Thomas Anderson nunca se contentou com caminhos fáceis em suas obras. Em Uma Batalha…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!
View Comments
Eu ameeeei só pelo título kkk
Como ficou interessante <3
Adorei o conto A sardinha!
Beijinhos :*
Sankas Books
Oie
Não conhecia o livro e achei uma fofura, fiquei com vontade de ler.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Michele!
Que lindo esse livro!!!
Gosto bastante do trabalho da Helena Gomes, fiquei com vontade de ler!
Beijos,
Sora | Meu Jardim de Livros
Eu adorei ler esse livro. Alguns contos são muito interessantes, e nos fazem refletir sobre várias questões..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Eu passaria o dia lendo, amo muito...
Bjsss
https://palavrandoels.blogspot.com.br/
Oi Mi! Não sabia desse livro da Helena. Eu gosto muito do trabalho dela e esta obra é um encanto pelo que vi aqui.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
oláá! tudo bem?
não conhecia esse livro.. mas já curti o título com essa quebra da sardinha na brasa hehe
gostei também da premissa sobre as mulheres! tenho gostado muito de contos e fiquei interessada nesse! ^^ as ilustrações têm um quê de mistério né
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Os livros da Biruta são sempre muito bonitos.
Eu achei a ideia do livro muito boa.
Beijos,
Carissa
http://www.carissavieira.com.br
Oi, Mi!
Eu estou morrendo com o nome desse livro ahhahahaha
Eu já tinha visto essa coleção no blog da Monique e fiquei super interessada. Os títulos são hilários, mas o conteúdo é ótimo.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias
Oi! O livro me remete as histórias infantis tão famosas. Mas com um toque adulto e bem sério sobre diversos problemas sociais. Achei interessante a proposta dos contos. Bjos ❤
Click Literário