Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa
Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa é como a própria capa do livro já explica: uma coletânea de contos de fadas para pensar no papel da mulher. E não temos aqui só girl power, na verdade temos histórias de simples garotas que de alguma forma são vítimas e superam as adversidades da vida ou de mulheres que de alguma forma mudaram o destino de outra pessoa.
O livro possui 8 contos e escolhi os meus preferidos para comentar! Pra começar o primeiro, A irmã do conde, que lembra o conto Rapunzel. Uma garota é aprisionada pelo irmão que não querendo dividir a herança impõe suas vontades e deixa a irmã presa num quarto por quase toda a vida. Mas eis que um dia a moça vê o rei no seu jardim pessoal e se encanta por ele. O rei a ensina a ler e com a leitura a protagonista amplia seus horizontes, descobre que ela tem direitos e passar a ter vontade de viver de verdade. Embora se tenha um rapaz que vai salvar sua amada, o conto mostra que a garota presa também muda a visão do rei sobre o papel das mulheres em seu reinado.
A princesa rã é uma das histórias mais doces dessa coletânea e me fez lembrar em alguns momentos de A princesa e o sapo. O filho mais novo de um rei, como forma de protesto, se casa com uma rã, mas não sabia que o animal era uma fada que foge e se esconde para que um feiticeiro não a obrigue a se casar. Ao longo do inusitado casamento, a rã se torna amiga do marido, o ajuda em todas as tarefas e vamos vendo como os dois acabam como amigos e companheiros. O conto me pareceu uma representação pura e simples do verdadeiro amor, onde não há submissão, mas sim lealde, companheirismo e liberdade.
A esposa do corvo talvez seja um dos contos mais significativos. Uma bruxa transforma um príncipe malvado em corvo e este obriga uma moça a se casar com ele. De dia corvo, de noite um homem lindo, mas só nas aparências. A protagonista sofre constantemente de violência doméstica, mostrando todos os sintomas que infelizmente acompanham casos assim: vergonha e a culpa. E a protagonista ainda acredita que seu amor pode transformar o marido em um homem melhor, mas entende que precisa valorizar a si mesma e ter amor próprio para ser feliz.
No conto O Castelo do grifo temos a relação de mãe e filho, como o amor materno pode ser construtivo ou destrutivo, já que o protagonista é capaz de fazer de tudo por sua mãe.
Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa tem ilustrações às vezes sombrias outras vezes mais melancólicas, mas que combinam perfeitamente com as histórias. E apesar de ser infanto-juvenil e com uma narrativa simples, o livro atinge também os adultos por sua excelente proposta de reflexão.
Eu ameeeei só pelo título kkk
Como ficou interessante <3
Adorei o conto A sardinha!
Beijinhos :*
Sankas Books
Oie
Não conhecia o livro e achei uma fofura, fiquei com vontade de ler.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Michele!
Que lindo esse livro!!!
Gosto bastante do trabalho da Helena Gomes, fiquei com vontade de ler!
Beijos,
Sora | Meu Jardim de Livros
Eu adorei ler esse livro. Alguns contos são muito interessantes, e nos fazem refletir sobre várias questões..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Eu passaria o dia lendo, amo muito…
Bjsss
https://palavrandoels.blogspot.com.br/
Oi Mi! Não sabia desse livro da Helena. Eu gosto muito do trabalho dela e esta obra é um encanto pelo que vi aqui.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
oláá! tudo bem?
não conhecia esse livro.. mas já curti o título com essa quebra da sardinha na brasa hehe
gostei também da premissa sobre as mulheres! tenho gostado muito de contos e fiquei interessada nesse! ^^ as ilustrações têm um quê de mistério né
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Os livros da Biruta são sempre muito bonitos.
Eu achei a ideia do livro muito boa.
Beijos,
Carissa
http://www.carissavieira.com.br
Oi, Mi!
Eu estou morrendo com o nome desse livro ahhahahaha
Eu já tinha visto essa coleção no blog da Monique e fiquei super interessada. Os títulos são hilários, mas o conteúdo é ótimo.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias
Oi! O livro me remete as histórias infantis tão famosas. Mas com um toque adulto e bem sério sobre diversos problemas sociais. Achei interessante a proposta dos contos. Bjos ❤
Click Literário
Eu morro de vontade de ler esse livro desde que vi a capa dele. haha
Adorei a ressenha, já quero muito ler, ainda mais pelos títulos dos contos. haha
Beeeeijos!
https://livrosamoremais.blogspot.com.br/