Categories: Uncategorized

Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado

Uma das coisas mais interessantes em Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática foi acompanhar a evolução da Tetê e conhecer pessoas tão divertidas como o Davi e o Zeca! Por isso, fiquei bem feliz em saber que a Thalita Rebouças escreveria mais livros sobre esses personagens e no caso de Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado seria a história de Davi, o irmão de Dudu, namorado da Tetê.
Confesso que não imaginava que a autora fosse dar uma enorme reviravolta na vida do personagem, comecei a leitura imaginando uma coisa e depois foi completamente diferente. Foi uma surpresa ver o Davi saindo do casulo, refletindo sobre si mesmo de uma maneira tão franca e é bastante compreensível todo o drama vivido pelo protagonista, afinal, viver o primeiro amor muitas vezes é complicado.
Davi é um garoto bem tímido que ama astrologia e por isso o livro está repleto de suas análises sobre os signos. O protagonista acaba se envolvendo com uma amiga de curso, Milena, mas a história acaba tendo um rumo bem diferente que talvez surpreenda os leitores (ou não rs).
Tetê ganha um grande destaque no livro porque o Dudu volta a ser amigo da ex-namorada e tenta esconder isso de todo mundo. Por mais que o personagem não tenha cometido uma traição de fato, entendi perfeitamente o quanto foi difícil para Tetê encarar toda a situação, já que omissão também é mentira. E o coitado do Davi se vê no meio das brigas do casal, uma vez que Tetê é sua melhor amiga e Dudu seu irmão. O protagonista tenta a todo custo não se envolver, mas é inevitável.
Outro ponto interessante na história é o Zeca, que apesar de ser um personagem maduro para sua idade, também tem seus momentos de insegurança e confusão, mas continua sendo um dos secundários mais divertidos da história. Confesso que Caio foi uma completa decepção e eu esperava mais da Milena também. No entanto, Gonçalo, o rapaz que chega de Portugal, foi uma grata surpresa!

Acredito que a história de Davi com toda certeza tocará nos sentimentos de muitos adolescentes que vivem as mesmas questões que o protagonista, vai fazer com que muitos jovens se livrem das amarras dos rótulos, que busquem a própria felicidade e que tentem se conhecer melhor. Toda essa conexão entre personagem e leitor sem dúvida é o ponto forte da narrativa da Thalita Rebouças que constrói uma trama sensível e uma tocante jornada de autoconhecimento.
Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado tem um tom menos dramático que o primeiro porque o Davi é bem mais contido que Tetê, mas assim como o anterior, é um livro que gera bastante reflexão, especialmente em relação a nossa necessidade de rotular as coisas. A autora aborda temas bem interessantes como a homossexualidade, o primeiro amor, homofobia e principalmente a amizade, o que faz do livro uma obra que sensibiliza ao mesmo tempo que diverte.
E pelo amor de Getúlio, as cenas finais são lindas, fiquei com os olhos cheios de lágrimas! Difícil não ter empatia por Davi e não se comover com a narrativa da Thalita Rebouças.

FICHA TÉCNICA
Título: Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado
Autora Thalita Rebouças
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

1 semana ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

1 semana ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

1 semana ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

The Paper – Primeira Temporada [Crítica]

A releitura de The Office, originalmente britânico, fez muito sucesso em sua versão americana, liderada…

2 semanas ago