Categories: Uncategorized

Ao cair da noite [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Ao cair da noite.
Alguns filmes são tão impactantes que a gente sai do cinema sem saber muito bem o que dizer! Este foi o caso de Ao cair da noite!
Paul (Joel Edgerton) vive numa casa no meio da mata com sua esposa Sarah (Carmen Ejogo) e o filho Travis (Kelvin Harrison Jr.) num mundo que está tomado por uma doença misteriosa e altamente contagiante. Isolados, os três vivem sob pressão e numa imensa paranoia até que Will (Christopher Abbott) aparece pedindo ajuda. A princípio Paul tem sérias desconfianças sobre o homem, mas resolve ajudá-lo, abrigando o rapaz, sua esposa Kim (Riley Keough) e seu filho pequeno.
A cena inicial do longa é bem interessante, já que começa com a morte do pai de Sarah e todo seu enterro que envolve queimar seu corpo. Travis está visivelmente perturbado com a morte do avô e por diversas vezes temos a narrativa sob a perspectiva desse personagem. Travis se sente solitário e também atraído por Kim e talvez seja o único que perceba que a nova família na sua casa acaba deixando o ambiente mais feliz e alegre. No entanto, Paul é o mais paranoico de todos e com a suspeita da doença ter entrado em sua casa, coloca o bem-estar do filho e da esposa acima de qualquer coisa.
Toda a construção narrativa do longa é bem lenta, sem muitas ações e o diretor Trey Edward Shults vai construindo um clima de suspense de modo muito devagar. A cada cena o espectador espera que algo de muito ruim aconteça, uma tragédia, uma cena horrível ou algum susto. E os sustos acontecem, principalmente por conta dos sonhos/alucinações de Travis, mas bem menos do que eu esperava. Por outro lado, a ambientação sombria da casa em que durante a noite só temos lanternas ou lampiões para iluminar as cenas, acaba dando um toque de terror a mais na trama, já que não conseguimos ver o cenário amplamente, sempre aguardando algo ruim sair das sombras.
Travis é um personagem intrigante, um adolescente cheio de hormônios num ambiente isolado com pouca interação humana e apesar da paranoia do pai, o personagem tenta enxergar os acontecimentos de maneira mais racional.
O longa termina e o espectador com certeza ficará se questionando quem tinha razão em toda a história e se fomos ou não contagiados pela paranoia de Paul.
Ao cair da noite é um thriller psicológico que talvez não agrade os mais apressados que não goste de narrativas lentas, mas é um longa cheio de detalhes, metáforas e boas reflexão. Tudo é muito questionável na história, inclusive a sanidade dos personagens. Será que alguém é sonâmbulo? Que doença é essa que deixa o mundo apocalítico? Quem está mentindo? Quem está certo? No final, quando tudo acaba, a única certeza é que as pessoas são capazes de qualquer coisa pela própria sobrevivência, inclusive esquecer os valores e a moral.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Ao cair da noite
Título Original:
It Comes At Night
Diretor: Trey Edward Shults
Lançamento no Brasil: 22 de junho de 2017

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!