Ao cair da noite [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Ao cair da noite
Alguns filmes são tão impactantes que a gente sai do cinema sem saber muito bem o que dizer! Este foi o caso de Ao cair da noite!
Paul (Joel Edgerton) vive numa casa no meio da mata com sua esposa Sarah (Carmen Ejogo) e o filho Travis (Kelvin Harrison Jr.) num mundo que está tomado por uma doença misteriosa e altamente contagiante. Isolados, os três vivem sob pressão e numa imensa paranoia até que Will (Christopher Abbott) aparece pedindo ajuda. A princípio Paul tem sérias desconfianças sobre o homem, mas resolve ajudá-lo, abrigando o rapaz, sua esposa Kim (Riley Keough) e seu filho pequeno.
A cena inicial do longa é bem interessante, já que começa com a morte do pai de Sarah e todo seu enterro que envolve queimar seu corpo. Travis está visivelmente perturbado com a morte do avô e por diversas vezes temos a narrativa sob a perspectiva desse personagem. Travis se sente solitário e também atraído por Kim e talvez seja o único que perceba que a nova família na sua casa acaba deixando o ambiente mais feliz e alegre. No entanto, Paul é o mais paranoico de todos e com a suspeita da doença ter entrado em sua casa, coloca o bem-estar do filho e da esposa acima de qualquer coisa. 
Toda a construção narrativa do longa é bem lenta, sem muitas ações e o diretor Trey Edward Shults vai construindo um clima de suspense de modo muito devagar. A cada cena o espectador espera que algo de muito ruim aconteça, uma tragédia, uma cena horrível ou algum susto. E os sustos acontecem, principalmente por conta dos sonhos/alucinações de Travis, mas bem menos do que eu esperava. Por outro lado, a ambientação sombria da casa em que durante a noite só temos lanternas ou lampiões para iluminar as cenas, acaba dando um toque de terror a mais na trama, já que não conseguimos ver o cenário amplamente, sempre aguardando algo ruim sair das sombras. 
Travis é um personagem intrigante, um adolescente cheio de hormônios num ambiente isolado com pouca interação humana e apesar da paranoia do pai, o personagem tenta enxergar os acontecimentos de maneira mais racional. 
O longa termina e o espectador com certeza ficará se questionando quem tinha razão em toda a história e se fomos ou não contagiados pela paranoia de Paul. 
Ao cair da noite é um thriller psicológico que talvez não agrade os mais apressados que não goste de narrativas lentas, mas é um longa cheio de detalhes, metáforas e boas reflexão. Tudo é muito questionável na história, inclusive a sanidade dos personagens. Será que alguém é sonâmbulo? Que doença é essa que deixa o mundo apocalítico? Quem está mentindo? Quem está certo? No final, quando tudo acaba, a única certeza é que as pessoas são capazes de qualquer coisa pela própria sobrevivência, inclusive esquecer os valores e a moral.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Ao cair da noite
Título Original: 
It Comes At Night
Diretor: Trey Edward Shults 
Lançamento no Brasil: 22 de junho de 2017

Michele Lima

15 thoughts on “Ao cair da noite [Resenha do Filme]

  • 21 de junho de 2017 em 05:18
    Permalink

    Oi
    achei interessante o enredo, pois parece que mexe tanto com quem assisti que deixa paranoico como falou, faz tempo que não assisto nada desse gênero.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 06:13
    Permalink

    Oi Michele,
    Achei o seu texto muito bem escrito, você conseguiu me transmitir um pouco dessa tensão do filme e me deixou curiosa para descobrir se era só paranoia ou se ele estava com a razão. Vou dar uma chance a filme.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 07:12
    Permalink

    Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!! To morrendo de medo aqui!!! Já pensou, ter medo de todos os que se aproximam, pelo perigo de que alguém possa estar contaminado? Eu não sei se teria deixado essa família entrar, risos… Gostei de saber que será abordado no filme essa questão de até onde você iria para sobreviver e salvar sua família. E estou mega curiosa para descobrir se eles estavam contaminados ou não. talvez, o filme ter essas partes paradas tenha sido proposital, para aumentar nossa aflição e mexer com nosso psicológico, risos… Adorei sua crítica e quando puder irei ver.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 12:44
    Permalink

    Olá! Não conhecia esse filme ainda, mas sou daqueles que não curtem cenas lentas, muitas metáforas e tal, gosto de ação mesmo, terror clássico e tal, aqueles que prendem haha, ainda assim adorei suas impressões sobre o filme!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 14:20
    Permalink

    Olá, Mi!
    Eu adoro esses filmes que me fazem ficar pensando por dias! Ainda não conhecia esse filme, mas quando vier para minha cidade com certeza irei ver 😀

    Beijão
    Leitora Cretina

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 19:41
    Permalink

    Mas, gente, que tenso.
    Amei a proposta do filme!
    No começo achei que era No cair da noite, já assisti um com esse nome e amei.
    Valeu a dica 😉

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 19:48
    Permalink

    Olá, Michele.
    Não sabia desse filme ainda e achei muito interessante. Eu amo esse tipo de filme que a gente fica na ansiedade de acontecer alguma coisa e leva sustos o tempo todo. A Olivia então vai amar hehe.
    Obs: Te indiquei em uma tag lá no blog.

    Prefácio

    Resposta
  • 21 de junho de 2017 em 19:49
    Permalink

    Oi, Michele! Tudo bem?
    Olha, eu estava gostando até você dizer que é lento o clima de suspense. Gosto de filme que tenha ação e me dê sustos inesperados, e isso tem acontecido tão pouco se tratando de terror que tenho me decepcionado.

    Achei interessante a sinopse do filme, vou assistir, mas sem muitas expectativas.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com

    Resposta
    • 22 de junho de 2017 em 00:12
      Permalink

      Por isso achei bom avisar Diego, nem todo mundo gosta mesmo rsrsrrss

      Resposta
  • 15 de outubro de 2018 em 12:59
    Permalink

    Eu gosto do Ao Cair da Noite é show de bola, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!