Categories: Uncategorized

Fragmentado [Resenha do Filme]

Poucos filmes feitos em Hollywood hoje em dia conseguem mexer com a cabeça de toda a audiência e gerar discussões acaloradas pelos blogs e redes sociais. E se esse filme for dirigido por M. Night Shyamalan, a coisa toda se eleva a um outro patamar – desde o estrondoso sucesso de O Sexto Sentido, seguido pelos ótimos Corpo Fechado e Sinais que uma obra do talentoso diretor não causava tanto burburinho. 


James McAvoy, em excepcional performance, interpreta Kevin Wendell Crumb, que possui nada menos que 23 personalidades diferentes que se alternam entre si conforme o desempenho interno de cada uma. Mesmo com o suporte da dedicada psiquiatra Karen Fletcher (Betty Buckey, a treinadora da Carrie de 1976 e com boas chances nas indicações ao Oscar do ano que vem), Kevin acaba sequestrando três jovens garotas. Presas num cativeiro labiríntico, elas vão sendo apresentadas a algumas personalidades enquanto pensam numa maneira de escapar.

Casey Cooke (Anna Taylor-Joy de A Bruxa), a mais destemida das garotas é outro personagem de destaque. Através de flashbacks, vamos conhecendo o passado problemático da garota e como sua vida a “preparou” para que tivesse forças pra enfrentar o momento atual, que pode culminar na aparição de uma 24° personalidade, intitulada A Besta.
Shyamalan é esperto e só nos apresenta 7 das personalidades, provavelmente guardando as outras pra uma próxima ocasião…ou não. Com uma trilha sonora de impacto e cenários cheios de cômodos e tubulações agrupadas que fazem clara referência ao cérebro humano e seus mistérios, Fragmentado é uma grata surpresa para os fãs do diretor, que, apesar de uma ou outra shyamalanada, consegue nos apresentar um texto inteligente interpretado por um elenco afiado. É impossível não lembra de Sybill, uma produção feita para a tv nos anos 70 com Sally Field no papel principal e baseada numa história real. Mas as comparações ficam apenas no quesito psiquiátrico dos personagens, já que Shyamalan se encarrega de adicionar elementos típicos de sua filmografia, fazendo de Fragmentado uma obra cheia de personalidade.
Trailer:

FICHA TÉCNICA
Título: Fragmentado
Título Original: Split
Diretor: M. Night Shyamalan
Data de lançamento: 23 de março de 2017
Universal Pictures
Nota 8/10
Italo Morelli
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 dia ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

7 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

2 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

2 semanas ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

2 semanas ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!