Categories: Uncategorized

Uma chance para recomeçar [Resenha Literária]

Esse ano embarquei em vários projetos literários, sendo que alguns deles são em grupos e outros sozinha. Um desses projetos é ler mais livros de autores nacional, por isso quando surgiu a oportunidade de ler Uma chance para recomeçar da Diana Scarpine não pensei duas vezes.
O livro nos apresenta a história de Carina e Aurélio e começa com a protagonista tirando dez dias de férias do seu emprego para defender sua dissertação de mestrado. Carina está hospedada num hotel quando acorda com o lado direito de seu rosto paralisado e associa a paralisação de sua face ao estresse de seu serviço, já que ela gerencia uma rede de supermercados que pertence à sua família. Depois de desistir de tentar resolver o problema sozinha, ela resolve procurar ajuda médica. Após vários exames e sem ter um resultado específico sobre a doença, ela é encaminhada para uma clínica de fisioterapia.
Durante um intervalo de uma das suas sessões, ela conhece melhor uma das pacientes da clínica, conversa vai e conversa vem, ela recebe uma indicação para começar a fazer massagem para aliviar o seu estresse. Seguido a indicação, ela marca uma consulta com o massagista Aurélio.
Aurélio trabalha na clínica juntamente com seu primo há anos, antes mesmo de sofrer o acidente que tirou sua família e o tornou cego. Ele possui poucos pacientes devido a sua cegueira e por ter cinquenta por cento do seu corpo coberto de queimaduras. Num final de tarde, Aurélio atende sua última cliente do dia e pelo formulário, ele percebe que Carina é uma cliente nova. Longo na primeira sessão de massagem vários acontecimentos ocorrem que faz ele pensar que Carina é mais uma pessoa que zomba da aparência dele e que tem preconceito.
Depois de sua desastrada sessão de massagem, Cal (apelido de Carina) resolve continuar com as sessões de massagem com Aurélio e também resolve esclarecer todo o mal-entendido entre os dois. Cal já está na casa dos trintas, não teve relacionamentos longos e só liga para o trabalho, apesar de se sentir sozinha muitas vezes. Carina percebe que está gostando de Aurélio e já Léo (apelido de Aurélio) também tem o mesmo sentimento pela moça. No decorrer do livro temos a explicação das inseguranças de Carina em relação à sua aparência e seus problemas de relacionamentos. A obra mostra bem o ponto de vista dos dois personagens e dessa forma entendemos melhor os motivos por trás das atitudes deles.
Gostei muito do enredo do livro, pois Diana Scarpine aborda a questão da falta de acesso de locomoção para deficientes e o preconceito das pessoas. Uma chance para recomeçar tem uma diagramação perfeita e a escrita da autora ajuda na leitura. Somente duas coisas que me incomodaram no decorrer da minha leitura. Primeiro: numa certa situação do livro, Carina usa o exemplo de vários personagens de outro livro e com isso a autora acaba soltando um spoiler enorme. Eu digo spoiler enorme, pois por pura coincidência, estou lendo a série citada pela personagem e não li ainda o livro que a personagem citou. Fiquei chateada com isso, mas entendi perfeitamente o motivo da Diana ter feito isso.
Segunda coisa que não me agradou tanto foi que a narrativa se tornou repetitiva em alguns momentos como por exemplo a lamentação de Aurélio pela sua condição e as diferenças que ele via entre ele e Carina. Porém, com exceção dessas duas coisas, achei o livro muito bom e tem ótimas mensagens que nos fazem refletir.
FICHA TÉCNICA
Livro: Uma Chance para Recomeçar
Autora: Diana Scarpine
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

23 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!