Categories: Uncategorized

Ninfeias Negras [Resenha Literária]

Ninfeias Negras não é um livro simples ou um livro qualquer. É também, e principalmente, uma aula bem planejada. A aula começa com a Editora Arqueiro fazendo o leitor se encantar com o capricho da edição que vem dentro de uma caixa linda e embalado em papel de seda amarelo. Um cuidado que faz com que o ato de tirar o livro da embalagem seja quase romântico.
A aula continua com os ensinamentos transmitidos em linhas quase poéticas do autor sobre o famoso pintor Claude Monet.
Pra mim que sou totalmente leiga em artes, foi um aprendizado e para alimentar meu conhecimento e curiosidade, fui obrigada a pesquisar sobre a cidade onde se passa a história e sobre as obras de Monet. Eu senti necessidade de “ver” o que estava lendo.

Confesso que em alguns momentos achei que eram informações demais para pouca influência direta na história, que muitas vezes a arte foi mais importante que os acontecimentos que o autor queria contar e por vezes eu me senti cansada de aprender, mas como eu queria saber o final e ansiava por descobrir quem era o assassino, fui em frente.

E valeu a pena porque o livro é bom. Portanto, eu aconselho a quem estiver hesitante que continue, mesmo que não seja uma pessoa interessada em arte, pois o final é surpreendente, completamente inesperado e mostra como realmente Michel Bussi é criativo!
Toda a trama se passa na cidade de Giverny onde Monet tinha casa e pintava suas famosas Ninfeias. Em um vilarejo pequeno onde todos se conhecem, a morte do famoso oftalmologista, Jérome Morval, choca e traz para a pequena vila os Inspetores de Polícia Laurenç Sérénac e Sylvio Bénavides para investigar o assassinato.
Sérénac se apaixona pela bela professora Stéphanie Dupain e acredita que seu marido ciumento, Jacques Dupain, é o assassino, mas não há provas contra ele e a investigação começa a girar em torno das obras de Monet e sobre o comportamento do médico, que além de um adorador e colecionador de obras de arte, era também um grande mulherengo. Os inspetores conseguem pequenas pistas e uma delas, inexplicável, uma criança, Albert Rosalba, morreu em 1937 do mesmo modo que Jérome Morval e fica quase impossível descobrir como um assassinato em 2010 pode ter como referência outro assassinato acontecido tantos anos antes.

Paralela à história do assassinato nós temos três mulheres que o autor denomina como uma má, uma mentirosa e uma egoísta. A má e mais velha, com seus 84 anos, desfila pela vila como se fosse invisível. A mentirosa, Stéphanie, quer mudar sua vida, quer ir embora e nutre os mesmos sentimentos pelo inspetor Laurenç Séréneç. A mais nova e egoísta, Fannete Morelle, é uma menina de onze anos e é incentivada por sua professora, a linda Stéphanie, a pintar, pois assim como James, um pintor americano que largou a família para viver na vila de Monet, ela acredita no talento excepcional de Fannete. Com a ajuda de seu amigo Paul e correndo dos outros colegas de escola, Vicent, Camille e Mary, Fannete passa a acreditar em seu talento e pintar um quadro para participar de um concurso de uma fundação famosa que pode levá-la para outros lugares longe de Giverny. Paul sabe que ela tem talento e que o sucesso a aguarda, mas nem todos pensam assim, nem todos querem que ela alcance o sucesso, mesmo a sua mãe acha que é um desperdício de tempo Fannete se dedicar à pintura.
A vida de todas estas pessoas que moram em Giverny vão se embaralhando e se cruzando de alguma maneira enquanto um cachorro de nome Netuno acompanha a todos bem de perto durante todos os anos em que se passam a história, e nada, nem uma pista sequer leva os inspetores a descobrir quem matou o médico.

Para saber quem é o assassino só lendo e descobrindo o enigma criado por Michel Bussi.
Ps: Enquanto eu lia o livro apareceu na internet um vídeo com imagens raras de Monet, achei interessante e foi uma coincidência bem legal já que eu estava buscando imagens para o livro. Vale a pena dar uma olhada:

FICHA TÉCNICA
Título: Ninfeias Negras
Autor: Michel Bussi
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!