Categories: Uncategorized

Beleza Oculta [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Beleza Oculta

Fazer uma resenha de um filme que está sendo absolutamente massacrado pela mídia não é tarefa fácil. Em dias de verdades absolutas, onde opiniões podem causar grandes furores, principalmente quando levianamente interpretadas, conseguir ver/encontrar algum sentido, ou até mesmo beleza no “lixo”, pode resultar em desconforto e recuo – se é que me entende.

Talvez o grande desentendimento entre Collateral Beauty (ou Beleza Oculta, no Brasil) e o público seja o número de ideias que parecem desencontradas e que soam como que propositadamente peças de twists, como se em algum momento da história da sétima arte foi alegado que era preciso fazer com que o plot desse uma virada de 360 graus para que ficasse interessante, instigante. Não, não precisa. Às vezes funciona perfeitamente. Muitas vezes vai parecer óbvio, desnecessário e falta de originalidade. E mesmo que você tenha um cast com atores que te fazem perder o fôlego e suspirar pelo simples fato de estarem ali, não vai adiantar muito (Helen Mirren está exalando seu enorme talento como sempre).

Primeiro: que fique esclarecido que a personagem principal na história não é Howard (Will Smith). Ou não a única. Junto a ele, que sofre com a perda da filha, temos Whit (Edward Norton), Simon (Michael Peña) e Claire (mais uma para a galeria de boas personagens da talentosa Kate Winslet). Cada um deles precisa lidar com seus infernos pessoais. Na intenção de ajudar um, acabam por ajudar a si mesmos – o que me parece algo bastante positivo – e até meio bíblico, se me arrisco a dizer. Segundo: falemos de perdas. Como lidar com elas? Como amenizar a dor que ela traz? Como continuar nossa história se perdemos parte dela e nos sentimentos vazios? Questionamento levantado, vá atrás de respostas. E isso é exatamente o que Howard se recusa a fazer. Whit, Simon e Claire até tentam, mas vão precisar de uma mãozinha para que isso aconteça. Quem realmente faz algo é Madeleine (deliciosa atuação de Naomi Harris), que é a portadora da mensagem sobre a tal ‘beleza oculta’ do título do filme (ou colateral, do original, que faz um pouco mais de sentido, já que algo colateral não está, necessariamente, oculto).

E daí vem o maior dos desentendimentos. A premissa de que Howard escreve cartas para a Morte, o Amor e o Tempo e começa a receber respostas cara-a-cara de cada um deles é algo que pode virar piada de um segundo ao outro, ainda mais nos dias inóspitos e individualistas de hoje. Logo entenderemos que não é bem assim. Ou é. E se os fins justificam os meios, se Deus escreve certo por linhas tortas e se aqui se faz, aqui se paga, então que cada um entenda como bem quiser. No final das contas, o maior trunfo dessa história contada pelo mediano David Frankel (diretor de Marley e Eu, O Diabo Veste Prada, entre outros) fica a cargo do que ele quer dizer com o colateral que é dado por uma senhora à personagem de Naomi Harris como, talvez, um acalanto à dor da perda: ‘Be sure not to miss the collateral beauty’.

Por mais contraditório e irracional que possa parecer, é exatamente aí que está o X da questão e que nunca foi muito importante saber ou querer compreender. E esse questionamento mais a presença de Helen Mirren, é o que faz com que esse filme tenha algum valor. E isso tudo é apenas a minha opinião.

Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Beleza Oculta
Título Original: Collateral Beauty
Diretor: David Frankel
Data do lançamento 26 de janeiro de 2017
2.5/5.0

Cristiano Santos
Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi, tudo bem?
    Não tinha visto nada sobre esse filme ainda, mas pela sua resenha fiquei com vontade de assistir, e gostei do modo como você falou além do filme.
    Vou procurar assistir.
    Beijos!
    Lost Words

  • Olá, Cristiano.
    Eu não conhecia o filme, mas pelo elenco - composto por excelentes atores - diria que o filme seria ótimo. Gosto dessa temática de reencontrar um caminho após alguma adversidade da vida, só achei uma pena que no filme isso não foi bem trabalhado.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    • Olá Sávio!
      Então, nem sei se no filme isso não foi bem trabalhado, sabe? Só assistindo pra ver como vc vai sentí-lo.
      Abraço

  • Gosto destes posts pois é aqui que me atualizo sobre cinema. Nem sabia que a critica estava malhando o filme, mas sua nota também não foi boa. Confesso que li toda a resenha com super atenção mas não entendi muito bem porque o filme é ruim, mas vou vê-lo pelos atores, pois como disse eu vou suspirar só por eles estarem lá.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

    • Olá Gisela!
      Que bom que vem aqui para se atualizar sobre cinema! Seja sempre muito bem-vinda o/
      Hehehe, o filme me confundiu tbm, pois gosto do assunto e demais de alguns dos atores. Acho que o maior problema mesmo foi querer dar ao filme o tal do 'twist', as tais surpresas na história que, a meus olhos, são desnecessários.
      Volte pra me dizer o que achou!
      Até mais

  • Oi, Cristiano. Estou meio por fora do que vai ser lançado aqui de filmes, então não sabia que este já estava em cartaz. Tento ao máximo não assistir qualquer filme que seja lançado somente porque quero dar uma opinião, geralmente sempre me prendo a romances, adaptações e comédias, que é bem mais fácil de me agradar. Se antes não sentia vontade de assistir o filme, não sei bem se faria o agora após sua resenha.
    Abraço! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    • Oi Miriã!
      Desculpa se a resenha arruinou sua vontade de assistir o filme :(
      Mas ainda acho válido que seja assistido e compreendido da melhor maneira possível.
      Abraço

  • Olá, Cristiano.
    Aqui sempre tem as novidades dos filmes. Eu sou meio por fora do assunto e nunca sei sobre eles, por isso nem sabia dessa critica ruim. Me interessei pelo elenco, mas o tema do filme não me interessa muito. Talvez eu assista.

    Prefácio

  • Oi Cristiano,

    Como as coisas são engraçadas. Meu colunista viu o filme essa semana e me mandou uma crítica apaixonante. kkkk Particularmente, eu quero ver o filme desde quando fiquei sabendo do elenco e depois vi o trailer. Ainda não vi ninguém comentando sobre esse filme, mas quero ver mesmo assim. É a graça da vida!

    Bjs, @dnisin
    http://www.sejacult.com.br

    • Olá Denise!
      Exatamente, é essa a graça da vida! Minha avó já dizia: o que seria do amarelo se todos gostassem apenas do azul, não é?
      Fico feliz que seu colunista tenha adorado o filme ;)
      bjo

  • Nossa, não sabia que estava sendo massacrado na mídia rsrs e eu tô mtt louca pra assistir esse filme! Adorei a premissa dele *---* Gostei da resenha, fiquei com pena da nota kkkk
    Beijos <3

    • Hehehehe, não fique com pena não, porque até gostei. O problema foi a confusão causada por alguns rumos que a história toma. Mas tem que ser assistido e cada um terá sua opinião a respeito ;)
      bjo

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!