Categories: Uncategorized

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas [Resenha Literária]

Que a franquia Invocação do Mal, nas telonas desde 2013, é um grande sucesso não resta dúvidas. Dentro de um gênero que precisava de histórias convincentes e personagens com grande carisma, Ed e Lorraine Warren apareceram na hora certa. Dois talentosos atores, Vera Farmiga e Patrick Wilson, encarnaram da melhor maneira possível os protagonistas deste livro que aqui temos (tanto no primeiro Invocação do Mal, quanto no segundo). Em ambos os filmes temos um casal absolutamente apaixonados um pelo outro, e também pelo que se propuseram fazer com o dom que lhes foi dado: ajudar pessoas a se livrarem de forças demoníacas e trazê-las de volta ao mundo, com sorrisos nos rostos.
O livro de Gerald Brittle, originalmente publicado em 1980, nos deixa ainda mais próximos desse casal que aprendemos, pelo menos, a respeitar. Cada um de nós traz crenças e valores religiosos que vão nos guiar, fazendo-nos tomar decisões e escolhas que irão moldar grande parte das atitudes que tomaremos em nossas vidas. Mesmo os ateus acreditam em algo: no nada. E agregam, quer queiram quer não, valores a essa descrença que moldarão suas escolhas. Eu iria um pouco mais longe ao dizer que este livro, registrando as crenças, as vivências e as resoluções dos maiores e principais casos enfrentados pelo casal Warren, serviria também para ateus questionadores e que não se limitam simplesmente a discordar. E não existe aqui nenhuma intenção de reverter ou fazê-los repensarem suas crenças, mas pelo simples fato de que Ed e Lorraine apontam todos os possíveis desacordos e explicam veementemente e com muita paixão por que cada uma das lições que aprenderam ao longo dos anos foi válida.

Fica claro, assim como nos filmes, que se você enfrenta forças demoníacas ou, ao olhar dos céticos, uma forte depressão, o amor sincero e puro é possivelmente o único ‘remédio’ para o seu tormento. Os Warren falam muito em lei da atração, e de sermos positivos, e não atrairmos pensamentos negativos ou ruins ou depressivos. Mas não falam em prozacs, zolofts ou cepramils. Falam em sorrisos sinceros e felicidades verdadeiras. Isso o trará de volta ao nosso mundo e deixará a escuridão para trás. E será preciso então aprender a viver acima dela, controlando-a e não deixando que volte à superfície.

A narrativa apresentada por Brittle é muito semelhante a de um documentário, parece que estamos numa das palestras administradas pelo casal e fazemos perguntas que são respondidas em forma de experiência. Vez ou outra, Ed e Lorraine nos contam então alguns de seus casos famosos (a boneca Annabelle; a família Beckford, com todo um registro fotográfico em mais de 12 fotos; a jovem Kendra e seu véu negro, e o caso de Denise Goldstrom), e aí nos sentimos como espectadores dos dois filmes já citados aqui.
Há muitos termos e dissecação dos mesmos. Há muitas comparações e definições também. Leigos podem aproveitar muito, ou simplesmente achar um tanto enfadonho. Os mais ávidos pelo assunto e conhecedores do desconhecido irão aproveitar ao máximo.  E saberemos também o que Ed pensava sobre reincarnação e toda sua opinião no chocante caso da alemã de 22 anos Anneliese Michel, morta por uma legião de demônios em 1976.

Por último, precisamos falar (mais uma vez) da belíssima edição da Darkside, um verdadeiro tratamento VIP a um livro: a capa dura, a encadernação de primeira, as folhas pretas, as fotos, o clássico marcador em forma de fita vermelha. Realmente um primor!


FICHA TÉCNICA
Título: Ed & Lorraine Warren: Demonologistas
Autor: Gerald Brittle
Onde Comprar:

Amazon – Ed & Lorraine Warren – Demonologistas. Arquivos Sobrenaturais

3.5/5.0
Cristiano Santos

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

19 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

2 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!