O Homem que Viu O Infinito [Resenha do Filme]

Conferimos a cabine de imprensa de O Homem que Viu O Infinito. Filme estreia dia 22/09

A história do jovem matemático indiano Srinivasa Ramanujan é contada de forma sincera e um tanto ríspida. Sincera porque somos apresentados ao mundo de ambas as personagens sem muita fantasia ou romantização, a narrativa vai direto ao ponto e nos guia diretamente ao que devemos saber. Ríspida pelo mesmo motivo, não somos dado a oportunidade de imaginar como poderia ter sido diferente tanto para Ramanujan (Dev Patel) quanto para Hardy (Jeremy Irons), aliás, brilhantemente interpretados.

À primeira vista pode haver uma certa confusão com O Jogo da Imitação (The Imitation Game 2014), mas a guerra aqui é apenas um artefato. A genialidade de ambos os matemáticos é basicamente a mesma, mas as consequências do que é feito com os números em cada filme são bem distintas. Se em um deles tivemos a pré-percussão do que um dia seria a internet, no outro somos levados a cálculos que nos colocariam próximos aos famosos buracos negros do universo. Começamos sendo apresentados a ambas personagens e logo somos envolvidos pelo carisma e sabedoria de Ramanujan. Aprendemos rápido o quão devoto à matemática ele consegue ser e ainda percebemos seu senso de luta e ambição, por mais que sua conduta seja sempre humilde e respeitosa na cidade de Madras.

G. H. Hardy, em Cambridge, se mostra bem diferente e por pouco não o julgamos erroneamente. Logo, após o encontro inicial, veremos que Hardy se sentirá bastante envolvido com a história de Ramanujan e que fará o que puder para que seus colegas em Cambridge reconheçam a importância do trabalho desenvolvido pelo mirrado indiano. Passaremos por momentos de bullying e sofreremos quando Ramanujan descobrir que nem tudo são glórias.

O homem que viu o infinito é um desses filmes que realmente não irão mudar a vida de ninguém, mas que ainda tem seu valor. Especialmente por contar bem uma história e poder trazer mensagens que, por mais surradas que estejam, é sempre bom volta-e-meia sermos atingidos por um sentimento de esperança na raça humana.

Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: O homem que viu o infinito
Título Original: The Man Who Knew Infinity
Diretor: Matt Brown
Ano: 2016

2.5/5.0

Cristiano Santos

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

18 horas ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!