Categories: Uncategorized

A canção da espada [Resenha Literária]

É como diz Uhtred, o destino é inexorável e no quarto livro das Crônicas Saxônicas, A Canção da Espada, nós temos a comprovação desta regra que rege a vida do saxão com alma dinamarquesa, Uhtred de Bebbanburg.
Tudo que Uhtred quer é ir para casa, reconquistar o seu lar e viver em paz, apesar de ter no sangue e na alma o júbilo da batalha, da guerra que faz sua espada cantar. E quanto mais ele tenta ficar longe do Rei Alfredo, para mais perto o destino o leva e mesmo sem querer, mesmo sabendo que ele poderia trair Alfredo, ser traído por seus amigos e ser protegido por seus inimigos, ele é levado a ajudar o Rei. E o Rei agora quer que Uhtred lute e conquiste Lundene para que ele possa dá-la para Æthelred que vai se casar com a filha do Rei, Æthelflaed. Alfredo sabe que Uhtred é o estrategista e o guerreiro certo para conquistar a cidadela e dá a ele poderes para tal, mas não o suficiente para que o Guerreiro pense que o Rei goste ou confie nele, assim como ele não gosta do Rei e não confia nele também.
Æthelred é primo de Uhtred e inveja sua capacidade de raciocínio e luta e o protagonista sabe que não pode confiar no primo, que pode ser traído por ele apenas para mostrar quem manda, já Æthelflaed é pra Uhtred como uma irmã, apesar de seu pai não significar nada para ele, principalmente por não concordar com o comportamento e a fé do Rei que leva Padres para a batalha, acha que uma oração ganha a luta e que admite que o marido bata na mulher para que ela aprenda a lição. Uhtred apesar de ser brutal não é um covarde, ele tem qualidades e honra, mesmo com seu pior inimigo.
Em meio a luta, a disputa de poder, a parede de escudos, o sangue que jorra dos guerreiros, a negociação com os inimigos, a estratégia de guerra e a consciência de que pode morrer a qualquer momento, Uhtred conta sobre sua mulher, sua vida, seus filhos, suas preocupações, expõe toda sua honra e fraquezas. O heroi sabe ser um bom articulador, sabe ser maldoso e irônico, cínico, justo e generoso e muitas vezes dá spoilers sobre seu futuro, o que nos dá uma visão do caminho do guerreiro.
A Canção da Espada é tão intenso quanto os outros livros que contam as aventuras de Uhtred e acompanhar este guerreiro da ficção que se mistura à história da Inglaterra é fascinante.
Dicas:
Para quem quiser saber sobre os livros anteriores é só clicar aqui, aqui e aqui
O Nono livro, Guerreiros da Tempestade está em pré-venda!
Para quem quiser saber mais também pode ver a série baseada nos livros, The Last Kingdom, já tem uma temporada e foi renovada para a segunda.
Dados do Livro:
Título: A canção da espada – Crônicas Saxônicas Volume 4
Título Original: Sword song
Autor: Bernard Cornwell


Marise

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi Mi e Marise, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Não acredito!!! Marise, você sabe quantos livros serão ao total? Eu acabei de comprar o box que vem 7 livros e jurava que a série estava completa e agora fui surpreendida com mais dois volumes!!! Risos... Se eu soubesse, teria esperado a um box com a série completa. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas seu texto demonstra que o enredo é forte e os personagens muito bem construídos. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    • Cila, eu não sei quantos são! Quando eu ganhei o box só tinham 7 livros, logo depois saiu o 8 e agora o 9, é desesperador, rsrsrsrsrs. Obrigada por comentar.

  • Oi, Marise!
    Eu tinha muiiiiita vontade de ler As Crônicas Saxônicas, mesmo não gostando da narrativa que conheci do autor em O Rei de Inverno. Mas depois que assisti a série e conversei com algumas pessoas que leram os livros, a vontade sumiu :( Eu estava esperando algo meio como a série Vikings, acho. Me desapontei. E também estou muito acostumada com protagonismo feminino e.e
    Mas fico feliz que tenha sido um bom livro para você! Espero que a série continua em alta nas suas leituras.

    bjs
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    • Bibs, eu primeiro vi a série das Crônicas, ai me indicaram Vikings e eu também assisti, eu acho os livros bem parecidos com a série Vikings, é o mesmo tipo de ação, o mesmo tipo de história, inclusive porque conta a história dos dois inimigos. Eu adoro a série Vikings e acho que os dois valem muito a pena! Mas é claro que isso sou eu, né? Entendo que não te atraia. Obrigada por comentar.

    • Obrigada por comentar, que bom que gostou da resenha.
      A turma aqui gosta de postar, de ler, de assistir séries, de quadrinhos, tem de tudo quanto é gosto! rsrsrs.

  • Olá, Marise.
    Essa série me interessa bastante, principalmente por ter personagens bem trabalhados e ainda abordar, de certa forma, a história da Inglaterra. Só me assusta um pouco a extensão da série.
    De toda forma, pretendo conferir a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    • Me assusta também a quantidade de livros e fico pensando se o autor vai ter fôlego suficiente para manter o leitor interessado, mas até agora ele tem me conquistado. Obrigada por comentar.

    • Luiza, sacrifício é comprar, ler é fácil, espero que goste tanto quanto eu. Obrigada por comentar.

  • Nossa, a saga é bem longa, né? Haja criatividade! As capas são lindas, mas não sei se eu particularmente gostaria muito da história. Mas pros fãs do gênero, certamente essa quantidade de volume não é problema, até empolga a ler sabendo que a história ainda vai render bastante!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    • Carol, eu fico feliz sabendo que Uhtred vai tão longe já que sou apaixonada pelo personagem!
      Obrigada por comentar.

  • Marise!
    Admiro a quem gosta desse gênero e talvez prefira assistir a série baseada nos livros do que me aventurar pela leitura dessa saga que já vai para 9 volumes.rs
    Apaixonada pelas suas fotos e os acessórios que são maravilhosos. Parabéns !
    Beijos
    Saleta de Leitura

  • Olá, Marise.
    Fiquei com vontade de conhecer essa série desde que vi a sua primeira resenha dela. Mas são tantos livros que até desanima hehe. Mas por outro lado aprece valer a pena. E esse monte de nome parecido? Até me confundi hehe.

    Blog Prefácio

    • Sil, e como se pronuncia estes nomes? rsrsrs Eu não faço ideia! Eu leio e nem sei se estou lendo certo! E sim, vale a pena cada palavra, eu acho. Obrigada por comentar.

  • Marise!

    Primeiramente tenho que dizer que as fotos para a postagem deixaram tudo muito lindo e chamativo, isso foi ótimo porque me trouxe a ler e eu gostei dessa sua resenha. Sou muito critico em personagens e gostei de saber desse herói. Gostaria mesmo de ler esse livro com nomes impronunciáveis.

    El Costa (Nova exploração em #MalucoPorTeatro)

Recent Posts

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

1 dia ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

5 dias ago

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 semana ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 semanas ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

3 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!