Categories: Uncategorized

Sedução da Seda [Resenha Literária]

Um dos meus romances de época preferidos é O príncipe dos canalhas da Loretta Chase, um romance que me fez devorar o livro em poucos dias e quando acabou bateu uma mega ressaca literária, me deixou sem rumo, querendo ler mais sobre os protagonistas! Por isso, quando a Editora Arqueiro anunciou mais uma série da autora eu pulei de felicidade!
Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e fala sobre Marcelline Noirot, a irmã mais velha de uma família de vigaristas! Cada irmã possui uma habilidade e a da protagonista é desenhar. As três irmãs tentam ajudar lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon, mas Marcelline e o duque acabam se envolvendo muito mais do que imaginavam.

Logo nos primeiros capítulos a gente já sabe de que se trata de um livro da Loretta, com uma narrativa divertida e personagens que cativam sem muito esforço. Marcelline é extremamente destemida, perseverante e orgulhosa do seu trabalho e nela está inserida a crítica à nobreza e a sua riqueza sem esforço. De um lado Clevedon, um homem que apesar de ter tido uma infância difícil, tem um título nobre, reputação e dinheiro, do outro temos Marcelline trabalhando para sobreviver e ela não mede esforços para divulgar seu trabalho e muito menos para defendê-lo, já que a aristocracia acha os que os burgueses só pensam em dinheiro, sem nem ao menos saber o que eles passam para viver.

Marcelline tem um plano claro, precisa convencer Clevedon a pagar por seus serviços quando ele se casar com Clara, sua amiga de infância e prometida, mas Marcelline é provocadora, sedutora, inteligente, como as outras protagonistas da Loretta, e tudo isso atrai bastante o duque. Marcelline viaja até Paris para chamar atenção de Clevedon e ele é seduzido pela modista, tanto que se rende ao trabalho dela e leva Clara a sua loja quando voltam de Londres. Já Clara é uma moça inteligente, mas completamente fora de moda e realmente precisa da ajuda e logo percebe que seu noivo está obviamente obcecado pela modista.
Marcelline é uma protagonista forte, não mede esforços para fazer propaganda de sua loja e precisa lidar com a concorrência desleal! E como acontece com os casais da Loretta, Marcelline e Clevedon possuem uma enorme química e juntos protagonizam cenas engraçadíssimas e ousadas. Se no livro O príncipe dos Canalhas eu me surpreendi com Jess e a cena do revólver em Sedução da Seda a surpresa ficou por conta do primeiro beijo do casal! Tão inesperado, tão impetuoso!

Destaque para as irmãs da protagonista, sinceras e manipuladoras e destaque também para Lucie, filha de Marcelline. A garotinha de 6 anos consegue ser tão manipuladora e astuciosa quanto a mãe e rouba a cena por diversas vezes, sendo uma das minhas personagens preferidas da autora.
Como em outros livros da Loretta, por trás do romance temos questões históricas e sociais mais fortes. A questão do valor do trabalho está bem presente no livro e cada capítulo temos trechos de jornais e revistas do século 19 falando sobre moda, mostrando toda a parte artística e social de um belo vestido, indo bem mais além da superficialidade.

É difícil ler Sedução da seda sem ser transportado imediatamente para o século 19 e todas as problemáticas da época, toda a hipocrisia da nobreza transbordada na sinceridade ácida de Marcelline. Enfim, é um livro para quem gosta de romances, comédias românticas, romances de época, uma boa história, com uma excelente construção de personagens e diálogos.
FICHA TÉCNICA
Título: Sedução da Seda
Título Original:  Silk is for Seduction
Autora: Loretta Chase




Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!