Um dos meus romances de época preferidos é
O príncipe dos canalhas da
Loretta Chase, um romance que me fez devorar o livro em poucos dias e quando acabou bateu uma mega ressaca literária, me deixou sem rumo, querendo ler mais sobre os protagonistas! Por isso, quando a
Editora Arqueiro anunciou mais uma série da autora eu pulei de felicidade!
Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e fala sobre Marcelline Noirot, a irmã mais velha de uma família de vigaristas! Cada irmã possui uma habilidade e a da protagonista é desenhar. As três irmãs tentam ajudar lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon, mas Marcelline e o duque acabam se envolvendo muito mais do que imaginavam.
Logo nos primeiros capítulos a gente já sabe de que se trata de um livro da Loretta, com uma narrativa divertida e personagens que cativam sem muito esforço. Marcelline é extremamente destemida, perseverante e orgulhosa do seu trabalho e nela está inserida a crítica à nobreza e a sua riqueza sem esforço. De um lado Clevedon, um homem que apesar de ter tido uma infância difícil, tem um título nobre, reputação e dinheiro, do outro temos Marcelline trabalhando para sobreviver e ela não mede esforços para divulgar seu trabalho e muito menos para defendê-lo, já que a aristocracia acha os que os burgueses só pensam em dinheiro, sem nem ao menos saber o que eles passam para viver.
Marcelline tem um plano claro, precisa convencer Clevedon a pagar por seus serviços quando ele se casar com Clara, sua amiga de infância e prometida, mas Marcelline é provocadora, sedutora, inteligente, como as outras protagonistas da Loretta, e tudo isso atrai bastante o duque. Marcelline viaja até Paris para chamar atenção de Clevedon e ele é seduzido pela modista, tanto que se rende ao trabalho dela e leva Clara a sua loja quando voltam de Londres. Já Clara é uma moça inteligente, mas completamente fora de moda e realmente precisa da ajuda e logo percebe que seu noivo está obviamente obcecado pela modista.
Marcelline é uma protagonista forte, não mede esforços para fazer propaganda de sua loja e precisa lidar com a concorrência desleal! E como acontece com os casais da Loretta, Marcelline e Clevedon possuem uma enorme química e juntos protagonizam cenas engraçadíssimas e ousadas. Se no livro O príncipe dos Canalhas eu me surpreendi com Jess e a cena do revólver em Sedução da Seda a surpresa ficou por conta do primeiro beijo do casal! Tão inesperado, tão impetuoso!
Destaque para as irmãs da protagonista, sinceras e manipuladoras e destaque também para Lucie, filha de Marcelline. A garotinha de 6 anos consegue ser tão manipuladora e astuciosa quanto a mãe e rouba a cena por diversas vezes, sendo uma das minhas personagens preferidas da autora.
Como em outros livros da Loretta, por trás do romance temos questões históricas e sociais mais fortes. A questão do valor do trabalho está bem presente no livro e cada capítulo temos trechos de jornais e revistas do século 19 falando sobre moda, mostrando toda a parte artística e social de um belo vestido, indo bem mais além da superficialidade.
É difícil ler Sedução da seda sem ser transportado imediatamente para o século 19 e todas as problemáticas da época, toda a hipocrisia da nobreza transbordada na sinceridade ácida de Marcelline. Enfim, é um livro para quem gosta de romances, comédias românticas, romances de época, uma boa história, com uma excelente construção de personagens e diálogos.
FICHA TÉCNICA
View Comments
Oi!
Esse livro parece ser um romance de época bem legal, ja quero ler. Parabens pela resenha!
Abraço!
http://leituraforadeserie.blogspot.com/
Oi Michele!
Como eu sou apaixonada por esse livro.
Loretta me surpreendeu (foi meu primeiro livro dela) e já quero ler tuuuuuudo. Bem ágil, não achei clichê e super lindo. Adorei a resenha!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Michele, tudo bem?
Eu confesso que não sou muito fã de romances de época :P Recentemente li um conto e curti bastante, mas os costumes e valores de época me irritam muito :(
Mas fico feliz que a leitura tenha sido tão gostosa para você =D
Beijoooos
https://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oie,
ouvi falar muito bem deste livro, estou bem curiosa para ler.
Adorei a resenha
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi, Michele.
Puxa, eu também tenho muita curiosidade para ler O príncipe dos canalhas.
Vi várias resenhas positivas sobre essa obra e por isso a autora já me conquistou.
Esse livro em particular parece seguir a mesma linha e eu gosto muito de livros de época com essas características de humor e romantismo.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Olá, Michele.
Nunca tinha dado atenção ao livro, mas achei a premissa bem interessante. Principalmente porque temos uma trabalhadora, fora da aristocracia, como uma das protagonistas. Isso já dá um novo ar para a obra.
Talvez eu dê uma chance.
Ótima resenha.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!
Oi, Mi!
Eu só tenho visto elogios sobre esse livro mas essa é a primeira resenha que me deixou com real vontade de lê-lo! Não sou fã de romances de épocas, mas quem saber não me abro para esse? Adorei a a resenha!
Beijos! :D
Borboletas de Papel | Fanpage
Oi, Mi!
Nunca li nada da Loretta e me sinto uma alien! hahahhaha
De início, eu achei essa capa estranha, mas depois me acostumei hahahah
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira
Oi, Mi..
Apesar de amar um bom romance não sou fã dos de épocas, porém já li muitas resenhas positivas a respeito desses livros.
Beijo
Te Conto Poesia ♥
Olá!
Estou vendo muita gente falando sobre esse livro e fico cada vez mais curiosa. Como eu te disse, ainda não consegui ler nenhum romance de época e estou na dúvida por qual começar a me aventurar, hahah. Essas questões sobre os problemas da época me atraem demais.
Adorei a resenha!
Beijão
Leitora Cretina