“O Guia do Mochileiro das Galáxias” foi escrito pelo Inglês Douglas Adams, ele começou a escrevê-lo no final dos anos 70, por volta de 1978 e a história foi baseada em um programa de rádio que ele tinha. Ele terminou de escrever os livros 13 anos depois e ai morreu aos 49 anos de idade em 2001.
Eu não sabia disso quando comecei a ler, mas queria ter sabido.
Os livros são muito bons, têm um humor irônico e muito inteligente, os personagens são interessantes até no seu desinteresse.
É impressionante como um livro escrito há tanto tempo é tão atual. Eu quis muito ler estes livros porque além de serem famosos, queria saber por que a toalha é o item essencial para uma viagem pela galáxia e a resposta está no livro. Achei muito interessante descobrir porque no filme “Homens de Preto” eles dizem que Elvis não morreu, foi abduzido por alienígenas, pois a ideia original está no Guia, inclusive cabe acrescentar que Elvis não foi abduzido, ele foi embora por livre e espontânea vontade.
A história começa quando Arthur Dent acorda com um barulho e descobre que sua casa vai ser demolida porque vão construir uma estrada intergaláctica e a Terra está no caminho, portanto vai ser demolida também. Arthur descobre que seu amigo Ford Perfect é um alienígena e mochileiro que viaja pela galáxia pra ajudar a escrever o “Guia do Mochileiro das Galáxias.” Eles acabam caindo na nave onde está o revolucionário Gerador de Improbabilidade Infinita, nave que foi roubada pelo presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox, que por acaso tem duas cabeças e onde se encontram a linda Trícia Mcmillan, uma terráquea que Dent encontrou uma vez em uma festa e um robô deprimido chamado Marvin.
Juntos eles percorrem a galáxia, encontram o restaurante do fim do mundo, caem em lugares muito estranhos, vivem aventuras esquisitas e se entregam a várias improbabilidades infinitas pelo universo.
Um dos mais famosos ícones nerds, “O Guia Do Mochileiro das Galáxias” tem de tudo um pouco, política, humor, universos paralelos, dimensões, e até um homem que morre várias vezes em vários universos assim que se encontra com Arthur Dent.
Li os cinco livros, acabou a história e o final não foi aquele que eu achava que deveria ser, mas quando fui procurar no Google dados sobre o autor para colocar em um post no meu blog, fiquei sabendo que um autor Irlandês resolveu fazer um sexto livro finalizando de outra maneira a história começada por Douglas, tudo com autorização da família do mesmo. Droga! Que raiva! Pra que eu fui googlar?
“E tem outra coisa…” de Eoin Colfer é o último livro da trilogia de seis e pela primeira vez em toda minha vida de leitora eu não acabei de ler um livro. Eu não consegui ir até o fim. Eu tinha o maior orgulho em dizer que nunca tinha deixado de ler um livro todo, mesmo se não estivesse gostando. Agora não posso mais dizer isso porque eu não consegui me prender ao livro escrito por Eoin e estou pouco me importando com o que ele acha que acontece com Arthur, Tricia e até com Elvis.
Os livros de Adams têm em média 150 páginas cada e são super fáceis de ler, além de serem divertidos e inteligentes e o de Eoin 368 páginas.
Porém, isso foi o que aconteceu comigo, não quer dizer que vai acontecer com outras pessoas, mas por via das dúvidas, não entre em pânico, pegue sua toalha e vá almoçar no restaurante do fim do mundo porque a Terra é praticamente inofensiva e o Guia também!
(Obs.: Douglas foi o responsável pela maldição da trilogia de cinco, já que ele inventou o conceito).
Dados do Livro
Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Notas:
Marise
Entre os dias 8 e 16 de Novembro está rolando na blogosfera o Bookcrossing Blogueiro, uma iniciativa baseada no desapego literário em prol da disseminação da leitura e do livro. O “O que tem na nossa estante” funciona nesse clima, pois nós não temos parcerias com editoras, o que sorteamos aqui sai de nossas estantes e a Marise está desapegando de sua edição da trilogia de cinco “O guia do mochileiro das Galáxias” + o “E tem outra coisa…” de Eoin Colfer para um sorteio aqui.
Se você quiser participar do sorteio, basta:
Comentar nesse post deixando o seu e-mail para contato até o dia 29 de Novembro,
Cada pessoa que quiser participar vai ganhar um número
No dia 30 farei o sorteio pelo Random.org.
E sim, para quem ficou curioso com a ideia de desapegar dos livros eu sugiro o post da Luma no “Luz de Luma, yes Party!”
Pandora (Jaci)
View Comments
Eu comecei a ler o guia, li o primeiro e lerei, se Deus quiser, os outros 4, o sexto eu vou deixar por conta... Assim, acho que fanfic só presta se for de graça no sites da net, é uma questão de honra não pagar para ler fanfic, mesmo que seja autorizado pela família rsrs...
E Marise, como sempre você é demais escrevendo as resenhas!!!
Pandora, e você é sempre muito gentil comigo! Obrigada!
Concordo, fanfic deve ser de graça, mas ele vai junto, kkkkk, comprei, quem sabe a pessoa que for sorteada lê e conta pra gente o que acontece? Fica mais fácil, rsrsrs. bjs
kkkkkkkkkkkkkk Lindamente!!!
Então eu só preciso postar aqui para concorrer? *-----* Eu quero TANTO ler esse guia. O sorteio surgiu no momento certo! Segue meu e-mail: luannecanario@gmail.com
Sou grata pela oportunidade e por todo material postado aqui.
Bjs !!!
Ah eu queria tanto essa coleção *------------* Vou participar: debora.m.matias@hotmail.com
A forma do sorteio também é bem legal, parabéns pela iniciativa dos blogs ;)
bjs
Que legal aproveitar o BookCrossing para sortear livros!!!!! Parabéns pela iniciativa!
Yay! Outro sorteio =D.
Adorei a iniciativa que vocês estão fazendo.
Essa série é muito boa.
Participando: duh_neji87@hotmail.com
Adorei!!
Participando: lilica.oliveira95@gmail.com
Toda essa série parece ser muito interessante
Ainda não tive oportunidade de ler, mas se tiver oportunidade não vou recusar
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Eu preciso desse livro! kkkk eu achei que ia ser uma baboseira no espaço, mas parece ser demais kkkkk.
O Gui parece ser bem legal. Vejo muitos blogueiros falando super bem dos livros, mas ainda não tive oportunidade de ler. Não conhecia o Bookcrossing , mas gostei. Vou participar aqui:palomaviricio@gmail.com
Beijos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.