Categories: Uncategorized

Eragon: minha primeira trilogia de quatro! [Resenha Literária]

Livro: Eragon, Ciclo da Herança
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Eu soube de “Eragon” através do meu sobrinho e a novidade era tentadora demais para deixar passar, um adolescente que criou um “mundo épico” marcado com mapas, dialeto próprio, explorando a mitologia dos dragões! Só estes poucos detalhes já ativaram meu cérebro, eu tinha que ler “Eragon” e não era tipo ler qualquer dia destes, era ler imediatamente! Foi a primeira vez que eu conheci a “maldição da trilogia” que pode acometer escritores que fazem sucesso e querem prolongá-lo à exaustão, se dele ou dos fãs ainda não foi determinado.
O mundo de “Eragon” apesar de complexo, é de rápido acesso à fantasia e personagens carismáticos.
O Reino de Alagaësia:
Eragon, seu primo Roran e Tio Garrow moram em uma vila em que são humildes fazendeiros, quando um dia Eragon encontra uma pedra azul e a leva para casa sem saber o que ela é. Alguns dias depois o ovo azul eclode e assim nasce Saphira a dragão de Eragon. À medida que se conhecem e aprendem a lidar um com o outro, se tornam praticamente um só, podendo conversar por telepatia, sendo Saphira uma sábia amiga e companheira. Na mitologia de Christopher Paolini quem escolhe seu cavaleiro é o Dragão, a fidelidade e cumplicidade dos dois é uma das coisas mais bonitas dos livros.
Eles acreditavam que Saphira era a única dragão viva, já que há muitos anos, antes mesmo do nascimento de Eragon, eram os Cavaleiros de Dragão que mantinham a paz no reino até que Galbatorix, um dos cavaleiros, consumido pela sede de poder, trai seus companheiros matando-os e aos seus dragões, dominando todo reino, aterrorizando o povo com sua maldade.
A vida tranquila de Eragon é destruída quando comparsas de Galbatorix invandem a vila procurando pelo ovo azul e destruindo tudo que encontram à frente. Transtornado com a destruição da vila e a morte de seu Tio, Eragon quer vingança e na companhia do contador de histórias da cidade, Brom, parte atrás das criaturas que destruíram sua vida, mas Brom não é quem dizia ser e se revela um Cavaleiro de Dragão que conseguiu fugir das mãos do tirano e passa a ensinar Eragon durante a viagem a lutar e usar a magia, através da língua antiga que é conhecida pelos Cavaleiros de Dragão.
Durante a trajetória, Eragon tem sonhos com uma Elfa e no desenrolar dos acontecimentos ele descobre que Arya era a elfa que levava o ovo de Saphira para a segurança da morada dos elfos. Quando foi atacada, Arya enviou o ovo para a floresta que Eragon estava sem saber que o destino se encarregaria de entregá-lo a quem lhe pertencia de direito. Arya se torna o grande amor de Eragon e junto a ela e muitos outros amigos que ele tem e conhece pelo caminho, inclusive um irmão que ele não sabia que existia! Eragon, então, se prepara para destruir Galbatorix e acabar com sua tirania.
Estão lá nas linhas dos caminhos de Eragon todos os elementos de uma excelente história de capa, espada e magia. Temos mistério, lutas, revelações surpreendentes, alianças inacreditáveis, personagens encantadores e odiáveis.
“O Clico da Herança” composto por quatro livros é uma obra rica em detalhes! E foi por isso que deixou de ser uma trilogia, quando o autor entendeu que muitas perguntas ficariam sem respostas e que a Saga de Eragon precisava de mais um livro para concluir as histórias, o progresso e as mudanças pelos quais o personagem transita. Só que diante da “maldição da trilogia de quatro” o autor demorou três longos anos para escrever o último livro, contando com quase mais um ano para ele ser publicado no Brasil, somaram-se praticamente quatro anos entre o terceiro volume e o último, o que fez com que muitos dos detalhes desta obra fantástica em todos os seus sinônimos, tenham sido perdidos dentro da minha cabeça, por isso eu só posso fazer uma resenha sobre o conjunto da obra e não sobre cada um dos livros.
Eu acho os livros fascinantes, a criatividade do autor alcança níveis elevados, e eu recomendo a leitura, com certeza, mas vou soltar aqui um spoiler que não vai alterar em nada quem tiver coragem de entrar nesta aventura:
– Preste bastante atenção a cada detalhe dos livros, porque em um deles Eragon descreve o final de toda a história e não, não é no último livro, nem no último capítulo.
E mais, eu fiquei decepcionada com o final. Pra mim, Eragon, por tudo que ele viveu, por toda sua determinação e dedicação, merecia mais no final, porém não direi mais de que, mas foi este o motivo pelo qual eu decidi não ler tudo novamente.
Nota: Existe o filme Eragon que é fiel ao livro e é bem legal, mas não fez sucesso o suficiente para que seja feita uma continuação, mesmo assim vale a pena assistir.
Marise
***************



Se você ficou curioso ou curiosa com a resenha a gente te convida a tentar a sorte! Que tal participar de um sorteio dos três primeiros livros da Trilogia?

Para participar basta:

1. Comentar nesse post dizendo que quer participar
2. Deixar um e-mail para contato no comentário
3. Ter endereço para entrega no Brasil

Inscrições serão validas até o dia té o dia 20 de outubro, os comentaristas que desejarem participar receberão um número e o sorteio será feito pelo Radom.org no dia 22 de outubro de 2013.

“Este concurso é de caráter recreativo/cultural e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculado a compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.”

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

6 dias ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

1 semana ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

2 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

3 semanas ago

Amor e Batatas [Crítica do Dorama]

Não sabia que precisava saber de batatas até ver o dorama Amor e Batatas na…

4 semanas ago