F1: O Filme [Crítica do Filme]

Com produção da Apple TV+ e distribuição da Warner Bros para os cinemas, F1: O Filme é dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) que aposta em seu estilo visual que foi um sucesso ao lado de Tom Cruise em uma abordagem visceral da Fórmula 1. Agora ao lado de Brad Pitt, mistura a ficção com realismo técnico inédito no cinema esportivo. 

Sonny Hayes (Pitt), um ex-piloto da F1 que continua correndo em outras modalidades, retorna às pistas da FIA para auxiliar a fictícia equipe APXGP chefiada pelo seu antigo companheiro Ruben Cervantes (Javier Bardem). Hayes tem como missão orientar o jovem talento Joshua Pearce (Damson Idris) e tentar “salvar” o time que pode ser retirado da competição por não pontuar.

O diferencial da obra está na forma como o cineasta realizou a produção. Suas cenas de corrida foram captadas em eventos reais da Fórmula 1, com carros construídos especialmente para o longa, pilotados por profissionais em velocidades autênticas. As câmeras montadas nos veículos entregam uma experiência imersiva que coloca o espectador no lugar do piloto, filmadas com precisão. Nos mesmos moldes que foram realizados dentro dos caças em Maverick.

Além disso, os bastidores da equipe ganham força, algo incomum nas produções do gênero, mostrando suas funções, mecanismos do carro e referências de possíveis escândalos que aconteceram dentro da F1. É perfeito. 


E para ficar ainda mais realista e ter proximidade ao espectador/fãs, o filme é um produto mercadológico da franquia (como no game oficial). Ou seja, os pilotos reais estão presentes, bem como os patrocinadores e toda locação que são os autódromos.

A dinâmica entre os dois pilotos é o coração do filme, equilibrando tensão, respeito, a busca por redenção em um cenário dominado pela pressão, vaidade, estratégias e limites físicos. 

No entanto, a narrativa é o grande acidente que ocorreu na pista do diretor Kosinski. Já que a cosmologia, acompanha uma trama fraca, que cai na mesmice previsível, mesmo tendo boas atuações. A sensação do drama vivido pelos protagonistas até consegue ser transmitida, mas isso se deve pelo grafismo do que a mensagem e ao lado de sua resolução que é simplória.

FICHA TÉCNICA

Título: F1: O Filme 
Título Original: F1
Direção: Joseph Kosinski
Data de lançamento: 26 de junho de 2025
Warner Bros. Pictures

Lucas Venancio

Na Nossa Estante

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

18 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

2 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!