Antes ódio do que nada é o segundo livro das irmãs Wilmot da autora Chloe Liese. Quando finalizei o primeiro, Dois erros, um acerto, eu fiquei curiosa para saber que tipo de história ela ia trazer para Kate, irmã da Bea.
Por isso, quando o livro chegou em minhas mãos, não fiquei procrastinando e encarei logo a leitura. A história começa com a narrativa de Kate, dizendo como ela se sente ao voltar para perto da família e por morar com a irmã. Mesmo amando a sua família e sabendo que eles a amam, Kate se sente excluída de alguma forma. Sem contar que, além dos seus familiares, ela ainda tem mágoas de Christopher Petruchio, filho do melhor amigo do pai dela, que desde a morte dos pais dele, vive em sua casa. Portanto, eles cresceram juntos.
Por ter uma mágoa dele, e por outro motivo (o qual não posso dizer ou estaria dando spoiler) os dois não se dão bem e vivem trocando farpas.
“Eu é que não vou para a casa dos meus pais, onde corro o risco de esbarrar em Christopher Petruchio – meu inimigo mortal, praga da minha vida, aquele grandessíssimo filho da mãe -, porque o universo é bem sacana e, se houver a infeliz possibilidade de eu esbarrar em Christopher, ela vai acontecer.”
Como a história tem os dois pontos de vista, tanto da Katerina Wilmot como do Christopher Petruchio, podemos conferir os motivos de Christopher viver dando alfinetadas em Kate. O clima entre os dois é tão ruim que foi preciso amigos e familiares pedirem para eles deixarem a diferença de lado e tentarem se dar bem.
Apesar dos apelos, nenhum dos dois parece disposto a deixar as desavenças de lado. Porém, quando Kate bebe demais e confessa o porquê de hostilizar Christopher desde a infância, ele decide fazer as pazes com ela de uma vez por todas. No entanto, mesmo que seja tentador ceder às gentilezas de seu antigo inimigo, Kate não tem certeza se pode confiar nesse novo Christopher bonzinho.
“Antes ódio do que nada, pois o nada é vazio da indiferença. “
Quando Christopher começa a apresentar mudanças em suas atitudes, Katerina começa a pensar demais em Chris. A tensão entre eles começa a dar lugar a um sentimento que sempre esteve ali, mas eles escondiam entre as farpas. Antes ódio do que nada é um verdadeiro Enemies to lovers. A tensão entre os dois e a escrita da autora me deixaram tão vidrada na trama que, quando chegou no lovers, eu surtei. A autora não teve pressa ao construir o romance e isso me deixou com um sorriso no rosto.
De modo geral, o segundo livro das irmãs Wilmot é ótimo e bem realista. Digo isso, porque a Kate tem TDAH e ela vai nos narrando como se sente em relação a esse transtorno. Já Christopher tem crises pesadas de enxaquecas. Eu me identifiquei muito com o protagonista, pois eu sempre tive enxaquecas fortes, mas nos dois últimos anos, as minhas crises vêm piorando e até precisei fazer tratamento. E por saber como é, eu fiquei super feliz que a autora abordou o assunto com seriedade e da forma correta.
Eu tenho a certeza de que foi essa seriedade com que ela narrou as doenças e a química do casal, que me fizeram adorar esse romance, mesmo com os acontecimentos na reta final.
Então, se você, assim como eu, ama uma boa comédia romântica com um Enemies to Lovers bem raiz, super indico a leitura de Antes ódio do que nada.
FICHA TÉCNICA
Título: Antes ódio do que nada
Autora: Chloe Liese
Companhia das Letras/ Editora Paralela
Ariane de Freitas
O clássico O Rei Leão (1994) completou 30 anos de seu lançamento e ainda é…
Assisti Black Doves (disponível na Netflix) por conta da Keira Knightley, já que o tema…
Cansada das comédias românticas natalinas, resolvi conferir Aquele Natal, animação na Netflix, baseada nos livros…
Mais sombrio é a nova coletânea de contos do Stephen King e é para mim…
Baseada em um dos personagens dos livros de James Patterson, a série Detetive Alex Cross,…
A série Senna chegou no catálogo da Netflix com muitos burburinhos! Mas para além das…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!