O Sabor da Vida [Crítica do Filme]

Um filme com Juliette Binoche merece ser apreciado, ou neste caso, saboreado! O sabor da vida é uma drama com um romance bonito e bastante pé no chão!

Ambientado em 1885, no final do século 19, acompanhamos um famoso chef francês, Dodin (Benoît Magimel), que há anos tem uma relacionamento informal com sua cozinheira incrível, Eugénie (Juliette Binoche). Por várias vezes ele a pede em casamento e é rejeitado por ela. A protagonista gosta de estar na cozinha, exercendo seu papel, sem os holofotes, em uma época em que mulheres não eram consideradas chefes. Mas Dodin persiste e começa a cozinhar para sua amada a fim de convencê-la.

Uma história até que simples, mas recheada de delicadeza. Nos primeiros momentos do filme quase não tem diálogos e ficamos observando os personagens apenas cozinhando e aqui é importante ressaltar a boa direção do vietnamita Anh Hung Tran (ganhador do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes 2023). Não é preciso diálogos para que a gente entenda de imediato as relações pessoais na cozinha.

E é impossível assistir esse filme e não ter fome. A fotografia somada a direção e efeitos sonoros nos colocam dentro do ambiente e das sensações que as pessoas têm ao comer os banquetes preparados. E ainda assim, me surpreendi na cena em que colocam panos na cabeça para que ninguém os veja comendo frango com as mãos. Os ricos do século 19 eram bem estranhos.

A gastronomia aqui é muito bem respeitada como algo científico e a troca intelectual dos protagonistas é ótima! Mas também é um filme que mostra como a comida estreita as relações entre as pessoas!

Os viciados em vídeos rápidos do Tik Tok ou Instagram podem ter uma certa dificuldade com o ritmo deliciosamente lento da trama. No entanto, eu garanto que o longa não cansa e que ao persistir encontrarão uma boa poesia em homenagem a alta gastronomia e ao amor.

Juliette Binoche e Benoît Magimel estão perfeitos nas atuações! Binoche, inclusive, consegue muito bem transmitir a persistência de Eugénie em meio ao seu sofrimento pessoal. Curiosamente, os atores tiveram um relacionamento entre 1998 a 2003.

Em suma, O sabor da vida é pura arte em diversas camadas. 

FICHA TÉCNICA

Título: O sabor da vida
Título Original: La Passion de Dodin Bouffant
Direção: Anh Hung Tran
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024 
Disponível no Prime Video

 

Michele Lima

Na Nossa Estante

Recent Posts

Primeiras Impressões: O Incrível Circo Digital

O Incrível Circo Digital estreou na Netflix e eu não sabia nada sobre ele e…

6 dias ago

O Amor Volta Para Casa [Crítica do Dorama]

O amor volta para casa, dorama disponível na Netflix, já demonstrava em sua premissa uma…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: The Crush – Paixão sem Limites

The Crush - Paixão sem Limites é o filme que marca a estreia de Alicia…

2 semanas ago

Coringa: Delírio a Dois [Crítica]

O Coringa de Todd Phillips foi excepcional, principalmente para quem queria ver algo tão primoroso…

2 semanas ago

Emily em Paris – 4ª Temporada [Crítica]

É preciso confessar que Emily em Paris tem ficado melhor a cada temporada, ainda que…

2 semanas ago

Dolores Claiborne – O melhor de Stephen King [Resenha Literária]

Se algum dia alguém duvidar do poder narrativo de Stephen King é só dar de…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!