Dolores Claiborne – O melhor de Stephen King [Resenha Literária]

Livro Dolores ClaiborneLivro Dolores Claiborne

Se algum dia alguém duvidar do poder narrativo de Stephen King é só dar de presente o livro Dolores Claiborne! Que baita história! E eu que não sou tão fã de monólogos me vi completamente viciada na narrativa da protagonista!

Toda a história se passa com Dolores Claiborne dando um depoimento na delegacia, já que é suspeita da morte da sua chefe, a milionária Vera Donovan. Daí vem o monólogo, porque não temos as perguntas dos policiais, apenas a protagonista contando sua história que começa há muitos anos dos fatos atuais.

Dolores já começa assumindo que matou seu marido anos atrás, como toda a ilha Little Tall já desconfiava, mas jura que não matou Vera e nos explica todos seus motivos. Ela nos conta que seu marido a batia desde sempre e bebia bastante, mas Dolores também nos confessa que Joe usava o álcool como desculpa para ter empatia das pessoas do local. Todos acreditavam que Joe frequentava os Alcoólicos Anónimos e estava tentando parar de beber, e por isso, lhe davam emprego sempre que necessário. De qualquer forma, o motivo de Dolores matar o marido é bem pior e repulsivo.

Bilioteca Stephen KingBilioteca Stephen King

E descrevendo os anos do pesadelo que viveu com Joe é que Dolores nos ganha por completo. É muito difícil não ter empatia pela protagonista! E sua relação com a Vera é extremamente complexa. A chefe tinha uma personalidade difícil, claramente sofria de transtornos obsessivos compulsivos e tinha atitudes sádicas com Dolores, mas existe um motivo para a protagonista não ter matado Vera e quando ela nos conta é muito fácil de entendê-la. 

Dolores é uma senhora forte e que toma decisões difíceis ao longo da vida para proteger seus filhos. Eu não sou mãe e ainda assim consegui entender todos os argumentos da protagonista e me pergunto, quem no lugar dela não teria feito o mesmo? A narrativa de Dolores Claiborne é tão impactante que mesmo sem divisões de capítulos eu não me cansei. Pelo contrário, tive uma enorme dificuldade de decidir quando parar de ler para dormir! É um enredo cheio de ganchos que nos faz ter uma curiosidade enorme em saber como tudo termina!

Para quem está acostumado com o terror sobrenatural de King, vai se deparar com uma história bastante humana, sensível e factível. É repleta de situações aterrorizantes de atos de seres humanos cruéis. É tão incrível que mesmo sabendo que Dolores mata Joe desde o começo, a descrição das cenas são impactantes e cheias de reviravoltas. 

Dolores Claiborne é um soco no estômago, daqueles que depois de ler você não se sente mais o mesmo! Vale lembrar que o livro já foi publicado nos anos 90 como o título Eclipse Total e a atual edição é bem caprichada tanto na capa quanto nas ilustrações. 

FICHA TÉCNICA

Título: Dolores Claiborne
Autor: Stephen King 
Editora Suma / Companhia das Letras

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Anônimo 2 [Crítica do Filme]

Bob Odenkirk, nosso eterno Saul Goodman de Breaking Bad, retorna como Hutch Mansell em Anônimo…

14 horas ago

Diários de uma Apotecária – Segunda Temporada

Um dos meus animes preferidos da atualidade é Diarios de uma Apotecária. Serve mistério, drama…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: O Guarani

O cinema brasileiro mal tinha começado sua retomada e Norma Bengell (1935 - 2013) teve…

4 dias ago

Meus Clientes Fantasmas [Crítica]

Meus Clientes Fantasmas é mais um dorama em que Jung Kyung-Ho (Intensivão do Amor e…

1 semana ago

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda! [Crítica]

Duas décadas após o sucesso de Sexta-feira Muito Louca (2003), Lindsay Lohan e Jamie Lee…

2 semanas ago

Do Fundo da Estante: Kiss Daddy Goodnight

Desde que me tornei fã de Uma Thurman nos anos 90, eu sempre quis assistir…

3 semanas ago