A Lista de Coisas Suspeitas [Resenha Literária]

A lista de coisas suspeitas

Quem já teve uma ressaca literária sabe o quanto é difícil iniciar a leitura de outro livro! Porém, rapidamente me vi completamente envolvida com A lista de coisas suspeitas. Que livro maravilhoso!

Na trama a gente acompanha Miv, uma pré-adolescente que vive em Yorkshire onde uma série de assassinatos de mulheres perturba o local. Junto com sua melhor amiga Sharon, ela começa a instigar as pessoas do seu bairro, atrás de descobrir quem é o serial killer.

A história é narrada por vários personagens que conhecemos à medida que Miv nos apresenta, mas a narrativa principal é da protagonista, uma garota totalmente negligenciada em sua casa. A mãe de Miv sofre algum problema que a faz estar sempre longe mentalmente, nunca troca diálogos com ninguém. O pai trabalha e passa boa parte do tempo fora de casa. Sobra a tia Jean que está por um tempo na casa da família para ajudar a todos.

É fácil perceber que Miv é bastante carente, ela tem medo de perder a amizade da melhor amiga, mas também tem uma certa recusa a crescer. Sharon já pensa em garotos e se mostra bem mais madura do que Miv. Ao seguir a lista de suspeitos, elas vão conhecendo melhor membros da comunidade em que vivem e somos apresentados a excelentes personagens como Omar Bashir e seu filho Ishtiaq, que sofrem com o preconceito da vizinhança por suas origens e por não serem católicos. Também temos o idoso Arthur que mora sozinho, a simpática bibliotecária Helen, o professor Sr. Ware e sua ex-mulher por quem Miv tem uma profunda admiração, além do filho deles, Paul. Também conhecemos membros da igreja, entre outras pessoas do bairro.

A lista de coisas suspeitas

É claro que a investigação em si não é o ponto forte da trama, já que o serial killer de Yorkshire é conhecido (qualquer rápida pesquisa no Google você descobre), mas sim a jornada de autoconhecimento de Miv e sua passagem da infância para a adolescência. No entanto, não é uma passagem leve, Miv passa por muitas coisas pesadas que a marcam profundamente. E embora ela não tenha culpa de nada do que acontece, é simples de compreender os motivos para ela se sentir culpada em várias situações. Miv amadurece da pior forma possível, mas é incrível ver a evolução dos seus relacionamentos, principalmente com seu pai.

A lista de coisas suspeitas foi uma grata surpresa, com uma narariva envolvente e que aboda temas como abuso sexual, violência doméstica, intolerancia, entre outras coisas. O final merecia mais páginas para dar aprofundamento melhor, mas ainda assim é uma história que entra para uma das preferidas do ano, com muita ternura. 

FICHA TÉCNICA

Título: A lista de coisas suspeitas
Autora: Jennie Godfrey
Editora Paralela/Companhia das Letras

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido