Do Fundo da Estante Especial: A Praga

Para tudo! Este média metragem A Praga me pegou pela mão e me levou lá pros bons tempos do Cine Trash. Não só pela presença do Zé do Caixão (José Mojica Marins) na direção e como mestre de cerimônias, mas pela qualidade incontestável da obra. Cru, trash e de vanguarda, sua origem foi em 1967 e se perdeu num incêndio, foi refeito em 1980 mas não chegou a ser finalizado, voltando a ser redescoberto em 2007 e concluído apenas em 2021 – tudo graças ao cineasta Eugênio Puppo, tão apaixonado pelo material quanto o próprio Mojica.

A trama, simples e eficiente, apresenta o jovem e fogoso casal Juvenal (Felipe von Rhein) e Mariana (Sílvia Gless) que em meio a um passeio no mato, se deparam com uma solitária idosa, interpretada pela veterana atriz e diretora Wanda Kosmo. Ao ser fotografada e ridicularizada por Juvenal, ela roga uma praga sobre ele, tal qual aquelas que o Zé do Caixão tinha o costume de proferir nos programas de TV. A descida ao inferno de Juvenal começa com uns pesadelos pra lá de lisérgicos e evoluem para a irritabilidade até chegar no surto total, pra desespero de sua amada, cuja beleza, como era de praxe, é bastante objetificada na trama.

O grande destaque é, sem dúvida, a personagem da bruxa. Filmada no melhor estilo tragédia grega, Wanda Kosmo tem forte presença em cena e mesmo sendo a “vilã” da história, fica evidente seu viés feminista ao se vingar do homem que a ofendeu por ser mulher, velha e feia.

Mesmo sem ter sido lançado na época, A Praga tem muitas semelhanças com Arrasta-me para o Inferno (2009) do diretor Sam Raimi, que perde feio na comparação mesmo tendo um orçamento maior.

A demora pra lançarem A Praga se deu pela recuperação da imagem e do som, pois os rolos do filme foram encontrados em sacos plásticos.
Bem que merecia um lançamento em DVD.

Disponível no Canal Brasil

Italo Morelli Jr

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

15 horas ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!