Do Fundo da Estante: Nos Bastidores da Notícia

Outro daqueles filmes que Hollywood não produz mais e que era sempre indicado nas locadoras logo em seu lançamento, lembro até do selinho Sugestão colado na capa. Um dos melhores do ano de 1987, Nos Bastidores da Notícia também é um dos melhores pra assistir naquela madrugada de insônia.

Logo em sua estreia nos cinemas em 1983, o diretor James L. Brooks ganhou o Oscar de melhor diretor com o drama Laços de Ternura. Nem ótimo e nem ruim, porém anos luz distante deste Nos Bastidores da Notícia, a versão mais leve e até bem humorada do pesadão Rede de Intrigas, de 1976. Se o diretor Sidney Lumet mostrou os bastidores de um telejornal da maneira mais ácida possível (com elenco e roteiro extraordinários), Brooks optou por algo de impacto muito menor e agradável de assistir, dois anos antes de lançar Os Simpsons. Se compararmos os dois, Rede de Intrigas reduz quase a pó este Bastidores…mas isoladamente ele é muito interessante, dinâmico e é seguramente um dos melhores filmes dos anos 80.

Holly Hunter é a dona do filme. Premiada em Veneza e indicada ao Oscar, ela interpreta Jane Craig, produtora de um telejornal de grande audiência. É amada em segredo por Aaron Altman (Albert Brooks, genial) um jornalista talentoso e inseguro e se apaixona por Tom Grunick (William Hurt, brilhante), um ambicioso aspirante a âncora.

Todas as situações corriqueiras imagináveis de uma redação de telejornal foram colocadas no roteiro, porém de maneira inteligente e quase didática. O grande mérito aqui é a construção de personagens ricos em nuances bem interpretados pelo elenco, o que preenche as mais de duas horas de projeção sem entediar. Jane é obcecada pelo trabalho e seu perfeccionismo e dedicação são admiráveis.

Holly Hunter parece nem se esforçar em cena, tamanha simbiose entre ela e a personagem, uma das mais marcantes de sua carreira. Albert Brooks e William Hurt também não ficam atrás e a química entre os três, juntos ou em duplas, é o motivo pelo qual um remake nunca ter sido feito. Enquanto Aaron é um personagem cuja trajetória é marcada algumas situações imprevisíveis (Brooks tira todas elas de letra), Tom deixa claro desde o início que não medirá esforços pra chegar aonde quer. Ele não é o “vilão” da trama, é apenas alguém cuja obstinação pode causar um certo incômodo. Em sua terceira indicação seguida ao Oscar (ganhou logo na primeira com O Beijo da Mulher Aranha), Hurt está excelente. Não por acaso este espetacular trio de atores estampa o cartaz do filme.

Ótimas participações de Jack Nicholson e Joan Cusack.

FICHA TÉCNICA

Título: Nos Bastidores da Notícia
Título Original: Broadcast News
Diretor: James L. Brooks
Data de lançamento nos Estados Unidos: 16 de dezembro de 1987

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

5 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!