Porém Bruxa [Resenha Literária]

Porém Bruxa é uma fantasia urbana escrita pela autora brasileira Carol Chiovatto e recentemente teve uma nova edição lançada pela Editora Suma. Vou ser bem sincera, eu não conhecia a autora e nem seus livros, mas fiquei super curiosa para conferir este porque adorei a sinopse!

Em Porém Bruxa, a autora traz a história de Ísis Rossetti, que é uma bruxa, monitora responsável por atividades sobrenaturais na cidade de São Paulo. Ísis sabe que não pode se meter em questões humanas, mas como as regras não são o seu forte, no dia a dia, ela acaba se envolvendo. Principalmente porque ela tem uma amiga delegada, Helena, que sempre que precisa pede ajuda.

O caso da vez é o desaparecimento de uma garotinha e no decorrer Ísis se vê presa em outros dois casos. Ela sente que há uma ligação entre eles, além de achar que tem outro bruxo envolvido. Com a ajuda de seus amigos e do seu Corregedor (seu chefe) ela vai aos poucos solucionando os mistérios por trás dos casos.

O enredo de Porém Bruxa é bem original, os bruxos têm “cargos” e cada um vai fazendo a sua parte para que a sociedade mágica e os humanos vivam tranquilamente. Nessa fantasia urbana, Carol traz elementos de várias mitologias, principalmente afro-brasileira, com seriedade e com muito respeito. A protagonista Ísis Rossetti é muito bem construída, apesar de sua “rebeldia” para os costumes dos bruxos, ela tem uma maturidade incrível. Ísis, não tem frescura, quando ela precisa ajudar, ela ajuda, mesmo que isso ela tenha que pedir autorização para Victor, seu Corregedor. 


Victor é um personagem bem interessante! No começo não tive uma boa impressão do Corregedor, já que o livro é todo narrado pelo ponto de vista da Ísis, mas aos poucos vamos descobrindo mais sobre o personagem e com isso fui gostando cada vez mais dele. 

De modo geral a edição lançada pela Suma está muito bonita, tanto a capa como a ilustração super combinam com o enredo. E para fechar a edição com chave ouro, a autora colocou dois contos do universo que são descritos por um personagem que eu adorei! Nessas histórias temos a descrição da rotina da cidade dos bruxos, além de mostrar mais da sociedade mágica. Com isso, temos a possibilidade de novos livros do universo, já que Porém Bruxa tem continuação.

Enfim, se você assim como eu, adora uma boa fantasia, onde tem como foco a construção do universo criado pelo autor e quem tenha elementos da mitologia afro-brasileira no meio, precisa ler Porém Bruxa. Garanto que você vai encontrar uma escrita maravilhosa e um universo muito bem construído, além de um leve indício de um romance. 

FICHA TÉCNICA

Título: Porém Bruxa
Autora: Carol Chiovatto
Editora Suma / Companhia das Letras
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

6 dias ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

1 semana ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

2 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

3 semanas ago

Amor e Batatas [Crítica do Dorama]

Não sabia que precisava saber de batatas até ver o dorama Amor e Batatas na…

4 semanas ago