Conto de Fadas [Resenha Literária]

Uma das certezas da vida, além da morte, é que Stephen King é um poço de criatividade! Acredito que muita gente até esperava que Conto de Fadas tivesse um núcleo adolescente e excesso de personagem, mas eis que o autor nos surpreende com uma trama com reviravoltas sim, mas  bem centrada no protagonista Charlie Reade!

A história começa com Charlie já adulto contando os fatos que se iniciam na sua adolescência aos 17 anos. O protagonista perde a mãe quando novo, o pai vira alcoólatra, mas conseguem dar a volta por cima. O pai de Charlie começa a frequentar as reuniões dos alcoólicos anônimos e a vida deles muda para melhor. Bom, até achei uma cópia de Jack de O Iluminado no pai de Charlie, mas não foi bem assim.

Charlie um dia escuta o uivo de um cachorro e apesar de ter medo do animal entra na casa do vizinho e acaba salvando a vida dele. Howard teve uma queda horrível e acabou hospitalizado. Com isso, o protagonista começa a cuidar da cadela Radar todos os dias e se aproxima do seu estranho vizinho que é bem sozinho. A relação de Charlie com o animal é realmente um dos pontos mais fortes dessa história! Radar é bem fiel ao seu dono e também ao protagonista, isso acaba unindo bastante os dois personagens! Muita coisa acontece nessa história até o falecimento de Howard que é o ponto de real mudança do livro! A partir de então a gente descobre que velhinho era bem mais velho que dizia e viveu muitos anos por ter encontrado um novo mundo com uma passagem na sua casa! E é esse universo estranho que Charlie visita na tentativa de também dar alguns anos de vida para Radar!

O livro tem duas histórias, o antes com Charlie conhecendo o vizinho em que existe um tom de mistério, mas a realidade é bem trabalhada com pitadas de dramas. É bem compreensível o fato do protagonista ajudar Howard como uma espécie de trato com Deus. E o depois em que a gente embarca em uma fantasia com um mundo diferente, com mistérios, aventura e ainda assim com uma ótima trama!

Claro que um leitor mais íntimo do King vai reconhecer alguns elementos presentes em todas as obras do autor: o suspense, a tensão, a narração e uma boa quantidade de personagens (menos que outros livros). No entanto, também percebemos originalidade, com povos diferentes e um universo bem interessante. Charlie é um protagonista muito bem trabalhado e a história contada por ele não é nada cansativa. Apesar de ter longas páginas, King consegue nos prender do início ao fim!


Conto de Fadas é uma leitura mais leve do que outros livros do autor e com um toque de fantasia e suspense que me agradou bastante! Vale a pena conferir e espero que não tenha adaptação…

FICHA TÉCNICA

Título: Conto de Fadas
Autor: Stephen King
Editora Suma / Companhia das Letras
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

Recent Posts

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 dia ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

4 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

6 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

1 semana ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!