Do Fundo da Estante: X-Tudo

Quem foi criança, pré-adolescente e até adolescente nos anos 90, se lembra até hoje com muito carinho do genial X-Tudo.

Programa infantil produzido e exibido pela TV Cultura de 11/04/1992 a 3/11/2002, X-Tudofoi idealizado pela diretora Maisa Zakzuk e co-produzido pelo SESI. Da forma mais divertida possível, mostrava informações de uma maneira clara e rápida, indo ao ar às terças e quintas-feiras às 17h30, permanecendo no ar durante dez anos.

O saudoso ator Gerson de Abreu era quem apresentava o programa ao lado do boneco X, criado e manipulado por Fernando Gomes, trazendo no elenco ainda Fernanda Souza, Rafael Barioni, Norival Rizzo, Marcelo Mansfield e Raquel Barcha. Gerson deixou o programa em 1995 e foi substituído por Márcio Ribeiro, além da entrada dos mágicos André Lucca, Alejandro Muniz Mágica e Rafael Tubino. Em 1996 Fernanda deixou o programa e foi substituída por Rosiane Siqueira, tendo ainda a troca de Raquel Barcha, como Sherazade no quadro Literatura, por Oscar Simch como Sultão. Em 1998 Joyce Roma, que já havia feito parte do seriado Mundo da Lua na mesma emissora, passou a integrar o programa no quadro de Experiências, tendo ainda a adesão de Zé Luiz dando dicas de filmes infanto-juvenis.

Os assuntos era bem variado siam de reportagens a culinária, ecologia, literatura, filmes, mágica, esporte, animais e curiosidades gerais, sem nunca serem entediantes e sempre com a participação do público. Mesmo com sua pouca audiência, era na época o melhor do entretenimento infantil. Os tempos eram de TV de tubo de no máximo 20 polegadas, não existiam smartphones e a internet estava na idade da pedra. A simplicidade da produção devido ao baixo orçamento, era complementada pelo talentoso e carismático elenco, presente até hoje na memória afetiva dos telespectadores. O boneco X foi uma ideia e tanto, com design simples, fez a alegria da criançada.

Hoje, X-Tudo permanece na parede da memória, não tendo espaço algum em tempos atuais devido ao rápido avanço da tecnologia. Mesmo se reformulado, teria que ser muito atualizado pra não ficar rudimentar.

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi! Deu até saudades desta época vendo este post. Eu tive sorte de ter ótimos programas na infância, hoje em dia não vejo tanta qualidade no que é oferecido pelas emissoras.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

21 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

2 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!