A Bruxa Margaret é uma forte HQ de Jim Broadbent (ator de Harry Potter e Game of Thrones) e o quadrinista Dix, inspirada na figura de Dulle Griet, em um quadro de Pieter Bruegel, o Velho, de 1536. Há várias interpretações da figura, no quadro há muitas coisas acontecendo, mas uma mulher se destaca com uma armadura, carregando itens que parecem ter sido saqueados e com uma faca e uma espada, uma possível referência à expressão “ele poderia ir ao inferno com uma espada na mão”. No entanto, a figura de Magriet (ou Margaret) não é exclusiva de Pieter Bruegel, existem várias referências sobre ela, como no folclore flamengo, que conta sobre uma camponesa que lidera um exército de mulheres no inferno.
Na HQ, Margaret é uma mulher marginalizada, miserável, que tenta não morrer de fome vendendo enguias na feira. Acima de tudo é uma mulher solitária. E ao mesmo tempo que sofre um pouco de ingenuidade, também tem um alto grau de consciência de sua situação. Amarga e depois sádica, Margaret tenta sobreviver ao exílio que é submetida e na sua vingança até cria um vínculo estranho com sua vítima. E o quadrinho brinca o tempo todo com a ambiguidade em seu enredo: a magia e a humanidade!
A HQ pode parecer até simples no primeiro olhar, com poucos diálogos, mas evoca a figura da mulher e da crueldade humana de diversas formas. Li duas vezes e nas duas tive sensações diferentes sobre a protagonista. Acredito que terei outra numa terceira leitura. E além da história, os traços deformados e naturalistas conversam muito bem com a história, causando certo impacto em algumas cenas que são cruas e sombrias. E as cores majoritariamente frias, pálidas, com certo contraste com o vermelho que Margaret invoca em sua própria reviravolta.

Tão rápida quanto perturbadora A Bruxa Margaret me marcou bastante. Edição maravilhosa da DarkSide® Books, e quem quiser saber mais sobre a história do quadro e suas diversas interpretações que influenciam a HQ sugiro a leitura de “Conheça a lenda de Dulle Griet” no Dark Blog (CLIQUE AQUI).
FICHA TÉCNICA
Título: A Bruxa Margaret
Autores: Jim Broadbent e Dix
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books


Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

5 dias ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

1 semana ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

2 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

3 semanas ago

Amor e Batatas [Crítica do Dorama]

Não sabia que precisava saber de batatas até ver o dorama Amor e Batatas na…

3 semanas ago