Marco Antônio e Cleópatra [Resenha Literária]

Um retrato quase contra a corrente.
Um retrato magistral e comovente de um líder que, apesar de suas muitas qualidades militares e pessoais, cai de cabeça em uma espiral de fortuna em declínio e derrota final. Como uma tragédia grega, tudo causado por uma falha de caráter, em um homem que tinha tudo a seu favor e parecia dotado, destinado à grandeza.
Apesar de suas falhas e da queda desastrosa que ele traz para si mesmo, em seu triste final, ficamos com a impressão de alguém que pode ser chamado de grande em um sentido mais profundo do que a grandeza mais convencional que pode parecer ter no início.
A história de Marco Antônio, a partir de seu esforço infrutífero para alertar César de seu planejado assassinato, é narrada por ele mesmo como uma espécie de memória, intercalada com comentários analíticos de Crítias, seu secretário. À medida que avançamos, Crítias, gradualmente assume a narração, de modo que no final é em grande parte uma narrativa de terceira pessoa.
Meu personagem favorito dos famosos romanos sobre o qual Massie escreveu – dissoluto às vezes, desfigurado, imperfeito, mas sem se desculpar, esse homem era tão… humano! Massie o retrata exatamente como é, o homem, não uma criação perfeita que estava acima do pálido, mas com falhas e tudo, um homem com quem aposto que seria divertido sentar no sofá e falar sobre filosofia e vida.
Mostrado aqui por sua escrita de uma forma tão simpática e maravilhosamente conversadora que esquecemos que ele viveu há mais de 2.000 anos. Acredito que ele poderia ser qualquer político, real ou estrela de cinema/ TV que você puder citar.
Bem escrito, tão bem escrito, e vemos a tragédia se desenrolar, ele não nasceu para intrigas políticas, e aqui entendemos o motivo, desde os primeiros momentos trágicos após a morte de César, até sua morte em Alexandria, esta é uma história triste, contada de uma forma onde você pode sentir a tristeza, e a esperança, desespero, euforia e decepções do homem que ficou na história como um dos amores de Cleópatra.
Uma rica descrição de um grande homem, bem pesquisada, mas se o personagem retratado é fiel ao histórico Marco Antônio é uma questão em aberto.
Altamente recomendado como pura ficção e como uma interpretação da vida no topo do sistema político romano. Embora tenha sido escrita há 28 anos, algumas passagens têm uma ressonância misteriosa com o que você pode encontrar nos jornais de hoje.
FICHA TÉCNICA
Título: Marco Antônio e Cleópatra – Coleção: Os Senhores de Roma
Autor: Allan Massie
Nota: 4,5
Natália Silva
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Antes Ódio Do Que Nada [Resenha Literária]

Antes ódio do que nada é o segundo livro das irmãs Wilmot da autora Chloe…

18 horas ago

Mufasa: O Rei Leão [Crítica do Filme]

O clássico O Rei Leão (1994) completou 30 anos de seu lançamento e ainda é…

2 dias ago

Black Doves [Crítica da Série]

Assisti Black Doves (disponível na Netflix) por conta da Keira Knightley, já que o tema…

3 dias ago

Aquele Natal [Crítica do Filme]

Cansada das comédias românticas natalinas, resolvi conferir Aquele Natal, animação na Netflix, baseada nos livros…

1 semana ago

Mais Sombrio [Resenha Literária]

Mais sombrio é a nova coletânea de contos do Stephen King e é para mim…

2 semanas ago

Detetive Alex Cross [Crítica da Série]

Baseada em um dos personagens dos livros de James Patterson, a série Detetive Alex Cross,…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!