É difícil não se interessar por Gótico Mexicano só olhando para a lindíssima capa da DarkSide® Books! A obra de Silvia Moreno-Garcia chegou pelo selo Darklove e com muitos elementos de suspense e gótico na narrativa.
Noemí Taboada é uma jovem rica e independente que mora na Cidade do México. Ela faz faculdade pela manhã e às noites participa de festas e bailes, passeando em seu carro conversível, desejando um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas e ter mais liberdade. No entanto, a vida de Noemí muda quando seu pai recebe uma carta de sua prima recém-casada com um inglês. A carta é estranha e parece um pedido de socorro, já que Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Noemí vai investigar o que acontece com a prima e lá ela descobre uma casa escura, com empregados de má vontade, todos vivendo sob regras rigorosas.
A ambientação da cidade dos anos 50 é muito boa, principalmente da mansão, toda sombria e com acontecimentos muito estranhos. Os sonhos de Noemí são pesadelos confusos e um em específico acaba sendo bem pesado por envolver assédio. O leitor fica o tempo todo duvidando se o que acontece com Catalina é algum tipo de surto ou se de fato algo assombroso acontece na casa. Aos poucos, descobrimos que a família Doyle está longe, muito longe de ser normal, mas a revelação do que acontece de fato acabou me surpreendendo. É certo que pela capa já é bem possível desconfiar das coisas, mas a explicação foi bem diferente do que eu suspeitava.
Gostei bastante de Noemí que é o oposto da Catalina e também da própria mansão. Noemí é uma personagem forte, vibrante como o verão, o resto é sombrio, cinza, por vezes apático. Também gostei dos coadjuvantes, achei que Noemí teve bastante paciência com a petulância dos primos do marido de Catalina e Francis foi um personagem que cresceu absurdamente.
Entretanto, é preciso ressaltar que Gótico Mexicano não é um livro de terror puro, particularmente não fiquei assombrada com os acontecimentos, mas bastante curiosa com o suspense da história. Achei a escrita da Silvia Moreno-Garcia fácil, fluida e autora aborda preconceito com pessoas latinas, supremacia branca, machismo e outros temas. Foi uma leitura bem positiva. E a capa é simplesmente maravilhosa!
View Comments
Essa edição está um luxo e esse foi um livro que passou na frente de outros. Gostei da leitura, apesar de não tanto.
Bjs
Imersão Literária
Queria tanto ter gostado mais desse livro, mas fui enganada pelo hype dele :(
Beijos
Balaio de Babados
Olá,
Esse tá na minha lista desde o lançamento. A resenha só me deixou mais curiosa, adoro uma mansão cheia dos segredos capirotos. hehe
até mais,
Canto Cultzíneo