Gótico Mexicano [Resenha Literária]

É difícil não se interessar por Gótico Mexicano só olhando para a lindíssima capa da DarkSide® Books! A obra de Silvia Moreno-Garcia chegou pelo selo Darklove e com muitos elementos de suspense e gótico na narrativa.
Noemí Taboada é uma jovem rica e independente que mora na Cidade do México. Ela faz faculdade pela manhã e às noites participa de festas e bailes, passeando em seu carro conversível, desejando um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas e ter mais liberdade. No entanto, a vida de Noemí muda quando seu pai recebe uma carta de sua prima recém-casada com um inglês. A carta é estranha e parece um pedido de socorro, já que Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Noemí vai investigar o que acontece com a prima e lá ela descobre uma casa escura, com empregados de má vontade, todos vivendo sob regras rigorosas.

A ambientação da cidade dos anos 50 é muito boa, principalmente da mansão, toda sombria e com acontecimentos muito estranhos. Os sonhos de Noemí são pesadelos confusos e um em específico acaba sendo bem pesado por envolver assédio. O leitor fica o tempo todo duvidando se o que acontece com Catalina é algum tipo de surto ou se de fato algo assombroso acontece na casa. Aos poucos, descobrimos que a família Doyle está longe, muito longe de ser normal, mas a revelação do que acontece de fato acabou me surpreendendo. É certo que pela capa já é bem possível desconfiar das coisas, mas a explicação foi bem diferente do que eu suspeitava.

Gostei bastante de Noemí que é o oposto da Catalina e também da própria mansão. Noemí é uma personagem forte, vibrante como o verão, o resto é sombrio, cinza, por vezes apático. Também gostei dos coadjuvantes, achei que Noemí teve bastante paciência com a petulância dos primos do marido de Catalina e Francis foi um personagem que cresceu absurdamente.
Entretanto, é preciso ressaltar que Gótico Mexicano não é um livro de terror puro, particularmente não fiquei assombrada com os acontecimentos, mas bastante curiosa com o suspense da história. Achei a escrita da Silvia Moreno-Garcia fácil, fluida e autora aborda preconceito com pessoas latinas, supremacia branca, machismo e outros temas. Foi uma leitura bem positiva. E a capa é simplesmente maravilhosa!
FICHA TÉCNICA
Título: Gótico mexicano
Autora: Silvia Moreno-Garcia
Onde Comprar: DarkSide® Books e Amazon

 

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Esquisitona [Resenha da HQ]

Esquisitona é o quarto volume da coletânea de tirinhas da Sarah Andersen, uma das minhas…

16 horas ago

Conclave [Crítica do Filme]

Chegou a temporada de ver os filmes que podem concorrer ao Oscar e Conclave é…

1 dia ago

Goosebumps: O Desaparecimento [Crítica]

A famosa série de livros de terror infanto juvenil Goosebumps, criada por R.L. Stine entre…

4 dias ago

Dan Dan Dan [Crítica do anime]

Dan Da Dan é um anime adaptado do mangá homônimo de Hiroshi Seko que estreou…

6 dias ago

Quando o Telefone Toca [Crítica]

Quando o telefone toca é certamente um dorama curioso! É uma mescla muito boa de…

1 semana ago

Falando a Real – 2ª Temporada [Crítica]

A primeira temporada de Falando a Real (Shrinking) na Apple TV foi ótima! Eu fiquei…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!