O Rato Trapaceiro [Resenha Literária]

O Rato Trapaceiro é uma fábula maravilhosa publicada pela Faro Editorial no selo Milk Shakespeare, com um ótimo tema sobre lealdade e honestidade.
João é dono de um armazém e vivia tranquilamente com seu Cão, Gato e um Jumento. Todos cooperavam e faziam sua parte para prosperar, mas um dia o Ratão chega no local e tenta mudar as coisas com os ratos. Malandro, ele finge ter bastante conhecimento por ter vivido numa cidade grande e faz um acordo com o Gato. A cada comida dada, eles cedem um ratinho para ele. Um tanto cruel, mas todos aceitam a proposta, o Gato sai ganhando e os ratos também. No entanto, quando o Cão percebe existe uma parte no acordo. Como ele não entra na casa, sempre fica do lado de fora, ele não contará nada a João se o gato trazer lanches para ele.
Aos poucos o Gato vai ficando mais pressionado e sofre da ambição dos demais, todos querem sempre mais e com isso o dono do Armazém vai ficando cada vez mais pobre e sem saída.
Interessante notar que com uma história curta, simples e fácil Lisandro Santos vai desenvolvendo temas bem mais complexos, como traição, desonestidade, corrupção e até remorso. É claramente uma história infantil com uma lição de moral no final em que o ator explica a importância da justiça e da reflexão sobre nossas atitudes.
Vale lembrar que a história original é do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010. Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas.
A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças, bem como no livro, onde as ilustrações de Maumau corroboram para o dinamismo. A animação participou de muitos festivais e mostras, ganhando uma dezena de prêmios.

O Rato Trapaceiro é idealizado e indicado para crianças, mas se você é adulto como eu vai gostar da edição e da história.
FICHA TÉCNICA
Título: O Rato Trapaceiro
Autor: Lisandro Santos
Ilustrações: Maumau
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

23 horas ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

3 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

5 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

7 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!