Como não gostar de Van Damme? O ator fez bastante sucesso na década de 90 com filmes de ação, com boas lutas coreografadas encantando os amantes do gênero! Abaixo meu top de filmes preferidos!

5. Timecop (1994)
Simpática ficção científica bem feitinha e convincente. Van Damme está mais contido, sério e parece ter adquirido algum senso de interpretação após ter sido dirigido por John Woo. Virou até série de TV em 1997 com uma única temporada de 9 episódios e sem ninguém do elenco original.
Quando a viagem no tempo é aperfeiçoada, os criminosos se aproveitam dessa tecnologia pra cometer novos delitos. Um novo tipo de policiamento é criado para garantir que a invenção não seja usada de maneira abusiva. O policial Max Walker (Van Damme, lógico) descobre que o político corrupto McComb (o saudoso Ron Silver) quer usar a viagem no tempo para se tornar presidente. A perseguição começa quando o senador descobre que o policial está em seu encalço para desmascará-lo.
O visual do filme é muito bem cuidado, as coadjuvantes Mia Sara e Gloria Reuben brilham e será um ótimo passatempo pra quem aceitar qualquer brisa do roteiro.
4. Duplo Impacto (1991)
Van Damme seguia tranquilo sua carreira quando aceitou um desafio: interpretar irmãos gêmeos.
Não que o roteiro exija muito, mas ele se sai bem, investindo em seu habitual carisma pra compensar a falta de dramaticidade. Mas quem quer ver dramaticidade quando o filme é de ação, vingança e tem muitas lutas?
O plot: Gêmeos idênticos são separados ainda bebês, quando seus pais são assassinados por gangsteres. Já adultos se reúnem novamente com um objetivo em comum: buscar vingança.
Outro cRássico das locadoras e das tardes/noites dos lares ao redor do mundo.
3.Kickboxer – O Desafio do Dragão (1989)

Mais um clássico das artes marciais e se Van Damme não atua pra ganhar Oscar, pelo menos capricha no carisma.

Kurt Sloane (ele mesmo!) é um jovem lutador de Karatê que ajuda seu irmão mais velho nos treinos de kickboxing. Após se tornar campeão mundial dos pesos pesados, Eric vai para a Tailândia defender o título, enfrentando o invencível “Tong Po”. Durante a luta ele é grave e covardemenete ferido, ficando paralítico. Em busca de justiça, Kurt decide defender a honra da família no ringue, se submetendo a um pesado treinamento de Muay Thai com um famoso mestre local, chamado Xian Chow.

Lançado um ano depois de O Grande Dragão Branco, Kickboxer só reafirmou a fama de Van Damme como o astro do momento nos filmes de artes marciais.


2. O Alvo (1993)

Com John Woo no comando a gente sabe que a diversão é garantida e a qualidade também.
Melhores coreografias de luta que Van Damme já participou e foi aqui que a crítica deu o braço a torcer pelo baixinho belga.
Chance Bondreaux (Jean-Claude Van Damme, ele) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler), uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safari mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen, ótimo), o chefe do negócio, e seus capangas.

Lembrou de Jogos Vorazes? Pois é…

1. O Grande Dragão Branco (1988)
Esse dispensa apresentações. Sucesso total nas videolocadoras e clássico das tardes na TV, ganhou aquela divulgação boca a boca por quem dizia “esse filme é muito bom” e não estavam errados. Desliguem o senso crítico e se joguem nessa experiência.
Kumite é o nome de uma competição de artes marciais proibida no mundo. Um torneio secreto que reúne os maiores guerreiros do mundo, enfrentando-se numa batalha violenta onde a vitória final é a morte do adversário. Este filme foi baseado em fatos reais da vida de Frank W. Dux de 1975 a 1980, lutou 329 vezes e se aposentou, como campeão mundial de pesos pesados, sem nenhuma derrota.
Van Damme claro, interpreta Frank Dux e todas as lutas aqui são antológicas, tanto que foram satirizadas na época e são lembradas até hoje.
Italo Morelli Jr.
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!