Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial [Resenha Literária]

Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial é o terceiro livro da série Wayfarers. Apesar dos acontecimentos aqui se passarem depois dos acontecimentos de Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil (CLIQUE AQUI), as histórias em si não possuem ligação.
Nesse terceiro volume vamos acompanhar a vida dos habitantes da Frota do Êxodo, um conjunto de naves espaciais que, no passado, foram o escape dos humanos de uma Terra devastada e hoje virou sua própria comunidade autônoma.
Mais uma vez Becky Chambers arrasa ao abordar assuntos importantes em sua narrativa. Alternando capítulos entre cinco personagens (Tessa, Sawyer, Kip, Isabel e Eyas) vamos acompanhar a rotina e a sociedade que habita a Frota. No início de alguns capítulos, temos pedaços de um estudo feito por uma historiadora sobre a Frota do Êxodo. Interessante ver seu ponto de vista tanto como pesquisadora como ser sapiente da comunidade.
Tessa é mãe de duas crianças cuja filha ainda é traumatizada por ter sido testemunha de um acidente horrível envolvendo uma das naves. Kip é um adolescente que não sabe bem o que quer da vida, mas tem certeza que quer se aventurar fora da Frota. Isabel é a arquivista responsável por guardar a história da comunidade. Sawyer é um forasteiro que chegou na Frota à procura de uma nova vida. Eyas é uma cuidadora, profissão que ainda intimida muitas pessoas.
Envolvendo todos esses personagens, Becky trabalha assuntos como luto, xenofobia, sensação de pertencimento, recordação e lembrança, herança dos antepassados sexualidade e sexo. Desde o primeiro livro é bem visível como Becky trata com naturalidade e delicadeza assuntos que a sociedade ainda tem um certo receio em tratar, principalmente no que se refere a sexualidade e orientação sexual.
Dos três livros, esse é o mais “parado” em questão de história. Apesar de somente acompanharmos a vida na Frota pela visão desses cinco personagens, a leitura não deixa de ser envolvente e fluída. Confesso que eu já estava tão acostumada naquela rotina com os personagens, seguindo ao seu lado no dia-a-dia que, quando finalizei, fiquei com um misto de saudade e nostalgia
O quarto livro da série está com lançamento internacional previsto para fevereiro desse ano e se chama The Galaxy and The Ground Within (traduzindo fica algo como A Galáxia e o Solo Interno). Espero que a DarkSide® Books não demore muito a trazer ele por aqui e desejo que essa série ganhe mais reconhecimento. Cada livro traz várias lições que podemos levar pra vida e nos tornamos pessoas melhores.
FICHA TÉCNICA
Título: Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial (Wayfarers #3)
Autor: Becky Chambers
Para ler outras resenhas da autora CLIQUE AQUI
Onde Comprar: DarkSide® Books e Amazon

Luiza Helena

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

4 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

6 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

1 semana ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!