Invasão Zumbi 2 – Península [Crítica do Filme]

O primeiro Invasão Zumbi (2016) causou um merecido furor: é indiscutivelmente um dos melhores filmes sobre e com zumbis já feitos. É bem dirigido, tem um timing preciso, muita ação e um elenco excelente. Portanto, é difícil acreditar que tudo o que tinha de bom foi preterido por uma mistura infeliz de Velozes & Furiosos, Os Mercenários e, óbvio, The Walking Dead. O diretor Sang-ho Yeon nem parece o mesmo que esteve no comando do primeiro filme, tamanho amadorismo de várias sequências, chegando as raias do constrangedor. É um mistério ter sido selecionado para o prestigiado Festival de Cannes…
O início promissor faz um inevitável paralelo com a atual pandemia (foi rodado antes) e promete uma continuação à altura do empolgante filme anterior. Em segundos, a narrativa ganha uma acelerada equivocada e o que nos vem a mente são aqueles filmes de ação horrendos feitos na década de 80 que amamos odiar, só que no caso deste Invasão Zumbi 2, não há motivos para nenhuma nostalgia. E como não poderia deixar de ser, é daqueles vilões bem caricatos que gargalham de boca aberta, interpretados com toda a canastrice possível. O outros colegas do elenco também pouco se esforçam, já que não há necessidade pra qualquer empenho.
O roteiro é o seguinte: um ex soldado (Dong-Won Gang) que consegue escapar da Península para Hong Kong, vive como refugiado. Ignorado pelos habitantes locais, ele aceita uma oferta tentadora de um mercenário estrangeiro (Hae-hyo Kwon) que o faz retornar à Península em busca de malas de dinheiro.
E os zumbis?
Bem, eles estão presentes mas não servem para causar tensão e sim serem a desculpa para perseguições de carro estilo vídeo game, com direito a vários “strikes” de boliche zumbi. O elenco infantil, sempre ótimo, é o que se salva aqui, mas nem se compara com a talentosa Su-an Kim, total protagonista mirim do filme anterior que chegou até a ser cotada ao Oscar – se fosse no mesmo ano que Parasita, o primeiro Invasão Zumbi teria chances de concorrer em algumas categorias.
Outra coisa que depõe contra essa continuação é que a onda de zumbis perdeu muito de sua força inicial, principalmente depois do início da pandemia. Até mesmo a interminável série The Walking Dead resolveu encerrar os trabalhos e anunciou que a 12° temporada será a última. Os quatro anos entre o primeiro Invasão Zumbi e este também diluíram o hype, o que poderia ter sido resolvido por um roteiro menos hollywoodiano, no mau sentido do termo.
Após sua finalização, Invasão Zumbi 2 merecia ter o mesmo destino que o tal Blade Runner 2 feito na década de 80: uma lenda que circulou na época, afirmava que de tão ruim, o filme, rodado em segredo, foi destruído para que ninguém tivesse conhecimento de sua existência. Não há um único vestígio sequer de que isso seja verdade, mas, se for, deveria servir de exemplo para continuações ruins de filmes cult.
Trailer

FICHA TÉCNICA

Título: Invasão Zumbi 2 – Península
Título Original: Peninsula
Direção: Sang-Ho Yeon
Data de lançamento no Brasil: 26 de novembro de 2020

Paris Filmes

Italo Morelli Jr.
Na Nossa Estante

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 dia ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!