Vitorianas Macabras [Resenha Literária]

Vitorianas Macabras é mais um livro do selo Macabra da DarkSide® Books, e nos apresenta contos de terror de treze autoras que viveram a Era Vitoriana, uma era verdadeiramente Macabra pelo período de luto intenso que a Rainha Vitória viveu ao perder o marido Albert.
Poderia dizer que só pela introdução o livro já vale a pena, mas a verdade é que ele completo é incrível, são contos que mostram o quanto o gótico foi explorado na época e a obra faz uma justiça histórica ao dar espaço a mulheres da literatura. A Era Vitoriana foi um marco na história da Inglaterra em que de um lado existia o conservadorismo, a repressão e a subserviência, mas também foi um momento de transformações científicas, sociais e tecnológicas. Homens fizeram história, mas as mulheres também deixaram sua marca, desafiando convenções em nome da independência e da autonomia.
E na introdução temos uma contextualização incrível, nos mostrando como a Rainha Vitória chegou ao trono, seus anos felizes de casamento e seu luto extremo em que os criados precisam cuidar das roupas de Albert como se ele ainda estivesse vivo. A Rainha manda fazer uma molde das mãos do cadáver do marido para dormir com ela, usava o busto de Albert nas fotos familiares, entre outras atitudes estranhas. Sua dor era palpável e a transformou numa rainha verdadeiramente macabra, o que influencia também toda a sociedade, que já nem precisava muito de um toque mórbido, uma vez que era assolada por doenças e uma expectativa de vida baixa. Os contos de Charlotte Brontë, H.D. Everett, Vernon Lee, Rhoda Broughton, Charlotte Riddell, Edith Nesbit, Amelia B. Edwards e Mary Braddon expressam muito bem esse ar sombrio com histórias excelentes de terror e suspense.
O primeiro conto que me chama atenção é A porta sinistra de Charlotte Riddell. Phil recebe a oportunidade de desvendar um mistério numa casa assombrada em que uma porta fica permanentemente aberta. Primeiro vamos acompanhar a dificuldade do protagonista de conseguir dinheiro para solucionar o mistério, já que não é uma pessoa simpática no trabalho e acaba sendo demitido. Depois,acompanhamos todos os detalhes de sua permanência na casa. É um conto que envolve sobrenatural, ao mesmo tempo que os fatos que acontecem na casa também são frutos de ação humana. O mistério nos envolve até o final da história.
Já o conto de Edith Nesbit é um dos meus favoritos, fiquei bastante angustiada com o narrador que não sabe se as esculturas de mármore da igreja estão vivas ou não e fica desesperado pra salvar a esposa. Como a autora descreve bem os personagens, em poucas páginas já estava super envolvida com o casal.
Destaque também o conto de Charlotte Bronte em que Napoleão recebe a visita de um fantasma, uma história bastante curta, de rápida leitura, mas também confesso que esperava um pouco mais da história dela. Já o conto de Elizabeth Gaskell, melhor amiga de Charlotte, é mais longo, com parágrafos grandes e tem uma senhora como protagonista. Ela conta os acontecimentos sinistros em uma casa em que foi obrigada a ficar junto com uma órfã que perdeu os pais quando nova. É admirável como a ama protege a menina o tempo todo.
Outro conto que gostei bastante foi A sombra da Morte de Mary Elizabeth Braddon em que mostra uma jovem órfã contratada para ajudar os criados já de idade avançada em uma mansão assombrada. Não sei quem é pior nessa história, o mordomo e a esposa ou o dono do lugar Michael Bascom, que até tenta ajudar a pobre Maria, mas tem dificuldade em ceder em relação ao que acontece na casa.
Ao início de cada conto tem um resumo da vida das autoras e no final tem mais informações sobre a Rainha Vitória e sua época, nos mostrando com muitos detalhes o quanto o horror teve em alta na Era Vitoriana. A edição faz um verdadeiro passeio por Londres, comentando os comuns shows de aberrações, casas de ópio, a crueldade dos hospícios, mulheres mortas no Tâmisa, assassinas de bebês, entre outras coisas bem macabras da cidade.
Vitorianas macabras é mais do que um conjunto de contos, é uma edição que consegue nos mostrar com detalhes a Era Vitoriana, com muitas informações e ótimas ilustrações.
FICHA TÉCNICA
Título: Vitorianas Macabras
Organização Marcia Heloisa
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books



Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!