Categories: Uncategorized

O Aprendiz de Assassino [Resenha Literária]

O Aprendiz de Assassino é o primeiro livro da trilogia A Saga do Assassino. Seu primeiro lançamento foi lá pela década de 90 e agora está sendo relançado pela Suma, com essa capa maravilhosa.
No primeiro volume, vamos acompanhar a vida de Fitz, o filho bastardo do príncipe herdeiro dos Seis Ducados. Abandonado pelo avô materno pela Torre do Cervo, Fitz vai vivendo sua vida ajudando nos estábulos. Um certo dia, ele chama atenção de seu avô, o rei dos Seis Ducados, e sua vida não será mais a mesma.
Apesar de ser dita uma grande influência no gênero fantasia, eu ainda não havia lido nada da Robin até saber do relançamento de O Aprendiz de Assassino. Confesso que fui mais conquistada pela capa e, visto os comentários positivos do livro, criei bastante expectativas. Infelizmente nem todas foram atendidas.

O Aprendiz de Assassino é um livro bastante introdutório. Praticamente por todo o livro, vamos acompanhando o dia a dia de Fitz na Torre de Cervo, seja em suas aulas de etiqueta até lições de combate e assassinato. O livro vai seguindo nesse ritmo até os últimos capítulos, quando há uma pequena comoção e complô contra o protagonista.
Toda a ambientação da história é feita através das narrações de Fitz. Sabemos que há pessoas que nascem com o Talento, herdado de antepassados mágicos, e que ele pode se manifestar de várias formas. A política entre os reinos também é bem interessante, porém de pouco destaque. Esse primeiro livro basicamente se resume a acompanhar o crescimento de Fitz em Torre de Cervo.
O meu principal problema com o livro é justamente a forma que a história é contada. Por ser quase uma autobiografia e Fitz como narrador onipresente de suas memórias, boa parte de todos os acontecimentos são descritos por ele. Até metade do livro, pouco são os diálogos e isso fez com a que a leitura se arrastasse e ficasse entediada..
Outro ponto negativo na experiência é o tamanho dos capítulos. A escrita da Robin é bem estruturada, mas os longos capítulos e falta de acontecimentos impactantes também influenciaram na leitura. Entendo que pode ser influência da época que a autora escreveu o livro, porém tomando como exemplo uma das várias viagens de Fitz que foi descrita em seis páginas inteiras sem diálogo algum, torna a leitura bem cansativa.
Ao final do livro, senti que algumas situações poderiam ter sido cortadas que não iriam influenciar no ritmo da história. Apesar de não ter sido um bom início de história, ainda estou disposta a continuar na série visto que ela tem bastante potencial.
FICHA TÉCNICA
Título: O Aprendiz de Assassino – A Saga do Assassino #1
Autor: Robin Hobb
Nota: 3/5
Onde Comprar: Amazon



Luiza Helena Vieira

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!