Categories: Uncategorized

Nocturna [Resenha Literária]

Nocturna é o primeiro volume de uma trilogia criada pela autora Maya Motayne. A escritora se inspirou na cultura latina para dar vida ao seu primeiro livro.
No início por meio da narrativa do Príncipe Alfehr somos apresentados ao reino de Castallan e sua magia. Cada castellano nasce com uma afinidade maior para manipular um dos elementos naturais: água, fogo, terra e ar. Porém, apenas algumas pessoas têm um “próprio” que é um poder especial e único. Além disso, aos poucos no decorrer das páginas vamos descobrindo que Castallan viveu anos sob o domínio de Inglésia, cuja a colonização não permitia que o povo de Castallan utilizasse qualquer tipo de magia. Então, depois de ser verem livres, o reino acabou tendo o seu lema que é: magia para todos.
Também por meio da narração do Príncipe, vamos vendo que Alfie (como ele gosta de ser chamado) está em processo de negação sobre a morte Dez, seu irmão mais velho, e assim, ele vive buscando uma forma de encontrar uma magia que possa trazê-lo de volta. Por causa desses pensamentos, ele vai parar numa casa de jogos. E o prêmio para quem ganhar são alguns livros que contém magias perigosas. E é lá nessa casa de jogos que ele conhece a ladra Finn.
Finn Voy é uma personagem bem interessante, digo isso porque aos poucos descobrimos que ela passou a vida toda na rua e teve que se virar para conseguir sobreviver. Além disso, “o seu próprio” a ajudou muito, pois ela é capaz de mudar sua aparência física sempre que deseja. Por isso e os outros motivos Finn conseguiu entrar na casa de jogos.
Após uma sequência de acontecimentos, o príncipe acaba tendo em mãos os livros. E Finn acaba parando nas mãos de Kol, a mulher mais temida do reino. E para conseguir sua liberdade de volta, ela terá que entrar no palácio e roubar o manto da invisibilidade que pertence à família real. Enquanto isso no palácio está acontecendo uma comemoração pela volta de Alfie, pois após a morte de Dez, ele que terá que assumir futuramente o trono. E é aí que o caminho dos dois se cruzam novamente e dessa vez as coisas acabam ficando feias, porque sem querer querendo Alfie liberta uma magia obscura e que poderá colocar a todos em perigo.
Eu estava com muitas expectativas em relação a esse livro, já que a sinopse tinha me agradado muito. Entretanto, no decorrer da minha leitura, fui vendo que apesar de um enredo ser até interessante e ter uma protagonista bem legal, a história deixou a desejar, porque em todo momento durante a minha leitura senti que já tinha lido a trama em algum lugar.
Fica claro, para qualquer leitor que esteja lendo ou leu Nocturna, que a autora bebeu em outras fontes para dar vida o seu universo, se inspirando em muito em outras histórias, o que não seria um problema se a autora se a autora tivesse trabalhado mais na construção dos personagens. De qualquer forma, eu até pretendo a continuar a lendo a trilogia porque querendo ou não Maya despertou a minha curiosidade e quero ver até onde isso vai dar.
No final das contas, o livro não é ruim, mas faltou um melhor desenvolvimento, mas pode agradar a diversos leitores, principalmente os iniciantes no gênero.
FICHA TÉCNICA
Título: Nocturna
Autora: Maya Motayne
Nota: 3,5/5
Onde Comprar: Amazon



Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

  • Olá, Ariane.
    Eu estava bem interessada nesse livro desde que li a sinopse dele. Mas dai fui lendo as resenhas de pessoas que amam livros de fantasia e acabei desanimando em ler ele. Agora vou aguardar o segundo livro para ver se realmente vale a pena a leitura.

    Prefácio

  • Olá...
    Amei sua resenha!
    Estava muito empolgada pra ler esse livro, porém, toda resenha que leio dele o blogueiro tem as mesmas ressalvas, logo, estou ficando meio com o pé atrás... Ainda assim, quero e pretendo ler, mas, vou abaixar bastante as expectativas ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!