Categories: Uncategorized

Mortina [Resenha Literária]

Olhei pra capa de Mortina e foi amor à primeira vista, como não não se simpatizar por essa adorável menina zumbi?
Mortina passa os dias no Palacete Decrépito (que é bem grande) com sua tia Fafá Lecida (atenção a sonoridade do nome) e seu inseparável amigo, o cachorro galgo albino Tristão. A protagonista sabe que é diferente das outras meninas, mas se acha normal, seu sonho é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, já que tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi. O que faz todo sentido.
No entanto, um dia Mortina tem a oportunidade que esperava, já que no Dia das Bruxas, as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes e a protagonista nem precisa se fantasia para se mesclar aos demais!
Achei engraçado a narradora dizer que não tem problema a Mortina ter olheiras, afinal, o roxo está na moda! Também achei curioso o fato de Tristão dormir em pé, ser um ótimo cabeleireiro e a gente não saber se ele está vivo ou morto. Também gostei dos nomes que combinam bem com as características do personagens. Outro ponto positivo na obra são as ilustrações, cheia de detalhes nas páginas, é preciso olhar com cuidado para não deixar passar alguma piada nos desenhos escondida.
É possível perceber que Mortina de Barbara Cantini tem uma influência de A Família Addams, o que é normal para a protagonista e sua família, não é nada normal para os humanos. Mortina, apesar de ser uma personagem alegre, sofre com a solidão e o livro tem uma boa mensagem sobre conviver com o diferente.
Curto, com uma linguagem simples apropriada para crianças, Mortina traz um história doce e faz do macabro algo engraçado e divertido! Recomendo!

FICHA TÉCNICA
Título: Mortina
Autora: Barbara Cantini
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Holland [Crítica do Filme]

Usando o meme da Isabela Boscov: deve ser dívida de jogo! Ou isso ou a…

18 horas ago

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

1 semana ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

2 semanas ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

3 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

3 semanas ago