O diretor John Landis é reverenciado até hoje pelo vídeo clipe da canção Thriller do finado Michael Jackson, mas ele não existiria se ele também não fosse o responsável pelo sucesso de Um Lobisomem Americano em Londres (1981), terror carregado de um humor cruel e que já nasceu clássico.
Primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor maquiagem (o genial Rick Baker), foi lançado no mesmo ano que Grito de Horror, outro filme sobre lobisomem, interessante, porém muito inferior e com maquiagem e efeitos bem toscos até para a época.
O roteiro é muito simples: os amigos norte americanos mochileiros David (David Naughton) e Jack (Griffin Dunne), fazem trilha por uma região londrina, quando são atacados por um lobisomem. Jack morre e David é internado muito ferido em um hospital.
Se sentindo estranho toda vez que a lua cheia aparece, ele ainda não sabe o que está se passando com seu corpo. O ponto alto e que impressiona até hoje, é a incrível transformação de David num lobisomem assustador e muito convincente.
É ele quem conduz a história enquanto o cadáver do amigo Jack (Griffin Dunne) implora pra que ele se mate e interrompa suas sangrentas caçadas noturnas. A cada aparição, Jack está cada vez mais deteriorado, e suas conversas com David são recheadas de um impagável humor involuntário – a maquiagem de Jack também é excelente. Ainda há espaço para que David inicie um affair com a enfermeira Alex (a talentosa Jenny Agutter, de Equus) que cuidou de seus ferimentos.
Lançado em 1981, segue sendo o melhor filme de lobisomem até hoje. Nem Bala de Prata (1985), baseado num livro de Stephen King, chegou perto e Lobisomem (2010) com Benicio del Toro é desanimador.
John Landis tentou repetir o sucesso com Inocente Mordida (1992), um simpático filme sobre máfia protagonizado por uma vampira (Anne Parillaud, de Nikita), porém o resultado ficou aquém do prometido. A continuação Um Lobisomem Americano em Paris (1997) protagonizado pela francesa Julie Delpy, até merece uma espiada, mas seria melhor se nunca tivesse saído do papel.
O final no Picadilly Circus (famosa praça de Londres, onde se cruzam as ruas Regent’s Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket) é antológico.
FICHA TÉCNICA
Título: Um Lobisomem Americano em Londres
Título Original: An American Werewolf in London
Diretor: John Landis
Data de lançamento no Brasil: 25 de Agosto de 1983
Nota 4,5/5
Italo Morelli Jr.
View Comments
Oi Italo!
Nunca tinha ouvido falar do filme. Como o gênero pouco participa da minha vida, não é um longa que me atraia, mas de fato não da pra negar o realismo na produção pelo que você contou.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Poxa, eu não lembro desse filme, acho que não vi.
Adorei a dica!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Olá...
Ainda não conhecia esse filme, mas, diante de tantos elogios estou aqui já programando convidar minhas amigas pra assistir junto comigo... Amei saber que é ainda melhor que Bala de Prata!
Dica anotadíssima <3
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Gente, que foto assustadora! Hahahaha Não tenho coragem de ver não, mas é interessante para quem gosta.
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/
Oi, Italo!
Não conhecia o filme, mas fiquei bem curiosa para assistir.
Parece ser muito bom e a maquiagem da primeira foto é realmente sensacional!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Gostei do seu artigo, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.
Parabéns!
Meu Blog: Mt Cap
Oi, Italo!
Esse filme sempre é muito citado quando se trata de clássicos do terror, mas não lembro de ter assistido
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!
Oi Italo,
Meus pais assistiram, mas eu não, rs.
Mesmo sendo um clássico, confesso que não faz meu estilo, então nunca tive vontade de ver.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oii Italo, bem bacana o seu artigo. Mto bem feito.
Porem minha experiencia assistindo o filme nao foi mto boa:
Esse filme esta longe de ser bom. O enredo é ruim, historia sem pé nem cabeça. Começa de uma forma bacana.. porem 5 min depois, ja parte para **historia** sem nenhuma coerencia, se é que podemos chamar de historia. O final é completamente infundado, na verdade o filme inteiro e sem noção. Filme aonde vc praticamente nao ve o lobisomem depois de ja transformado, vc só ve partes do bicho atacando os outros, cenas toscas sem coerencia, enfermeira que leva um estranho para casa DO NADA. Enfim é tanta coisa ruim nesse filme que nem da para escrever tudo. Porem uma critica sincera, se eu tivesse visto uma critica real jamais teria perdido meu tempo vendo esse filme.
Kkkkk ... O filme é aclamado por 92% das pessoas, a sua opinião acho que se enquadra nos 8% restantes