Categories: Uncategorized

Do Fundo da Estante: Um Lobisomem Americano em Londres

O diretor John Landis é reverenciado até hoje pelo vídeo clipe da canção Thriller do finado Michael Jackson, mas ele não existiria se ele também não fosse o responsável pelo sucesso de Um Lobisomem Americano em Londres (1981), terror carregado de um humor cruel e que já nasceu clássico.
Primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor maquiagem (o genial Rick Baker), foi lançado no mesmo ano que Grito de Horror, outro filme sobre lobisomem, interessante, porém muito inferior e com maquiagem e efeitos bem toscos até para a época.
O roteiro é muito simples: os amigos norte americanos mochileiros David (David Naughton) e Jack (Griffin Dunne), fazem trilha por uma região londrina, quando são atacados por um lobisomem. Jack morre e David é internado muito ferido em um hospital.
Se sentindo estranho toda vez que a lua cheia aparece, ele ainda não sabe o que está se passando com seu corpo. O ponto alto e que impressiona até hoje, é a incrível transformação de David num lobisomem assustador e muito convincente.
É ele quem conduz a história enquanto o cadáver do amigo Jack (Griffin Dunne) implora pra que ele se mate e interrompa suas sangrentas caçadas noturnas. A cada aparição, Jack está cada vez mais deteriorado, e suas conversas com David são recheadas de um impagável humor involuntário – a maquiagem de Jack também é excelente. Ainda há espaço para que David inicie um affair com a enfermeira Alex (a talentosa Jenny Agutter, de Equus) que cuidou de seus ferimentos.
Lançado em 1981, segue sendo o melhor filme de lobisomem até hoje. Nem Bala de Prata (1985), baseado num livro de Stephen King, chegou perto e Lobisomem (2010) com Benicio del Toro é desanimador.
John Landis tentou repetir o sucesso com Inocente Mordida (1992), um simpático filme sobre máfia protagonizado por uma vampira (Anne Parillaud, de Nikita), porém o resultado ficou aquém do prometido. A continuação Um Lobisomem Americano em Paris (1997) protagonizado pela francesa Julie Delpy, até merece uma espiada, mas seria melhor se nunca tivesse saído do papel.
O final no Picadilly Circus (famosa praça de Londres, onde se cruzam as ruas Regent’s Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket) é antológico.
FICHA TÉCNICA
Título: Um Lobisomem Americano em Londres
Título Original: An American Werewolf in London
Diretor: John Landis
Data de lançamento no Brasil: 25 de Agosto de 1983
Nota 4,5/5
Italo Morelli Jr.
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!