Categories: Uncategorized

Do Fundo da Estante: Sexta Feira 13 [Nostalgia]

Lançado dois anos depois de Halloween – A Noite do Terror, Sexta Feira 13 (1980) é o primeiro e melhor capítulo de uma franquia que fez muito sucesso na década de 80, apostando no gênero slasher, que consiste em colocar um elenco desconhecido em um cenário qualquer e no espaço de no máximo 90 minutos ver um serial killer matar um a um.
Ao lado de Michael Myers (Halloween) e Freddie Kruger (A Hora do Pesadelo), Jason Voorhees se estabeleceu como um ícone da cultura pop de horror com sua máscara de jogador de hóquei e seu facão em punho – simples e assustador.
A trama tem início em 13 de agosto de 1958 no acampamento Crystal Lake que é tomado pelo medo após o assassinato de dois monitores que se transavam ao invés de tomar conta das crianças. O local é fechado e reaberto vinte anos depois por um jovem empresário. Então é que um grupo de jovens aparece e Jason os caça, um a um, num verdadeiro festival de mortes explícitas em meio a uma floresta escura com chuvas e trovadas.
A trama lembra muito a do livro E Não Sobrou Nenhum, da escritora Agatha Christie, com um desenrolar muito mais sangrento e uma narrativa menos intrincada.  Orçado em 550 mil dólares, Sexta Feira 13 rendeu quase 6 milhões num único fim de semana e ja teve dez continuações, um remake, um doc, um livro, jogos e HQs.
A elogiada e muito boa fotografia é mérito de Barry Adams, ex fotógrafo de guerra que trouxe todo o horror que viu pra ser usado na composição das cenas dos assassinatos – o resultado é interessante até hoje.
No elenco de nomes desconhecidos, apenas Kevin Bacon se firmou na carreira, enquanto a protagonista Adrienne King é lembrada até hoje pelos fãs só por este trabalho. O destaque no entanto, é para a saudosa Betsy Palmer no papel de Pamela Voorhees, mãe do Jason.
O diretor Sean S Cunningham capricha nos climas, totalmente ciente das limitações do elenco e da grana disponível. Se Sexta Feira 13 não supera seus antecessores Halloween e Quadrilha de Sádicos, por exemplo, também não faz feio e deixa sua marca – tanto que toda sexta feira 13 é dia de rever esse clássico com a galera reunida.
FICHA TÉCNICA
Título: Sexta-feira 13
Título Original: Friday the 13th
Diretor: Sean S Cunningham
Data de lançamento no Brasil: 1º de dezembro de 2019
Nota 3,5/5

Italo Morelli Jr.
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Um Espião Infiltrado – Segunda Temporada

Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…

4 dias ago

5 Filmes para ver no Natal!

Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…

1 semana ago

O Segredo do Papai Noel [Crítica]

Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…

2 semanas ago

Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out

Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…

2 semanas ago

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

3 semanas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!