Categories: Uncategorized

Trilogia da Fundação – Fundação e Império [Resenha Literária]

Este é o segundo livro da Trilogia da Fundação original: Fundação e Império e por isso, essa resenha contém spoilers.
No livro anterior, os líderes da Fundação operam sob a conclusão de que sua sociedade será um sucesso. Periodicamente na história da Fundação, não será bem assim. Existem sombras e penumbra, e as apreensões são provadas verdadeiras quando o grande Seldon aparece e apresenta uma história alternativa, que não estava acontecendo. A Fundação vivencia uma crise diferente da prevista por ele. “O Mulo”.
A psico-história trata da previsão de tendências estatísticas no progresso humano, uma ciência combinada da matemática, sociologia, psicologia e estudo cultural que Seldon e seus apóstolos usaram os princípios iniciais para exigir um plano de evolução galáctica cultural com precisão exata. O que Seldon não pode, não podia prever, eram as ações de um indivíduo. E a ascendência inesperada de um mutante com habilidades estranhas que transforma o plano da Fundação em um território inexplorado.
Décadas antes de Darth Vader e seu imperador, “O Mulo”, de Asimov, descreve um vilão conquistador com complexidades humanísticas que criariam um modelo único que seria imitado por escritores após inúmeras gerações. Mais de sessenta anos depois, o personagem do autor ainda é um estudo em poder. O Mulo é um vilão fantástico e desonesto, mas estranhamente simpático.

(…), mas até mesmo um idiota romântico pode ser uma arma mortal quando um rebelde nada romântico o utiliza como instrumento.

Este livro em particular mostra como uma sociedade (governo) não pode ser boa demais para ser verdade e ainda resistir ao teste do tempo. Sempre se acredita que a ascensão da Fundação e a queda do império resolverão os problemas da galáxia. Mas não é para ser. Até mesmo a Fundação pode perder seu foco, sua direção expondo uma brecha em sua armadura ao inimigo mais perigoso da galáxia. Mas isso traz a questão – Mulo é realmente tão perigoso? Afinal, tudo o que sai de uma vingança nunca poderá se sustentar por muito tempo.
Não posso encher essa resenha de spoilers porque não quero estragar a reviravolta no final para qualquer leitor que não esteja familiarizado com a série. É o tipo de reviravolta, onde você pode olhar para o livro e ver como tudo aponta para ela, mas você nunca percebe até que seja revelada.

Afinal de contas, o ponto essencial em correr um risco é que os lucros o justifiquem.

Este livro é realmente tão bom que eu definitivamente recomendo a leitura de toda a série, não somente para os que são fãs de ficção científica, mas também para o leitor que tem interesse em entender o funcionamento das grandes mudanças que temos em nosso mundo. Continuando a série, já iniciei a leitura do terceiro livro!
FICHA TÉCNICA
Título: Trilogia da Fundação – Fundação e Império
Autor: Isaac Asimov
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Natália Silva

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

7 horas ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

2 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

4 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!