Chernobyl [Resenha da série]

Geralmente eu procuro assistir séries para me divertir, passar o tempo, ocupar minha cabeça com coisas sem muita importância, já que a vida leva toda a paciência que a gente tem no dia a dia, mas de vez em quando eu caio na besteira de assistir algo forte, algo mais intenso, algo que mostre a verdade dos fatos.

Chernobyl é um documentário em forma de série. Quem quiser ficar longe da loucura e ignorância do homem, da irresponsabilidade que mata milhares de pessoas, e da revolta pela falta de coragem de assumir seus erros, assista Chernobyl.

Chernobyl, minissérie da HBO relata os fatos acontecidos em 1986 quando o núcleo da usina nuclear explodiu. Uma das piores tragédias causadas pelo homem, com consequências que alcançaram países vizinhos da antiga União Soviética, em tempos de guerra fria. Sem dar muita importância com o sofrimento do povo e com as consequências do acidente nuclear, os responsáveis pela Usina produzem dores inimagináveis nos habitantes da cidade, ignoram a possibilidade de avisar a população das consequências da radiação, demoram a tomar providências, demonstram o tamanho da arrogância do país socialista através dos seus camaradas.

Alguns episódios são muito chocantes, algumas imagens são revoltantes e algumas providências tomadas são angustiantes, mas o conhecimento nunca é demais e assistir a série me ensinou sobre a história da humanidade através uma produção muito bem feita, uma fotografia incrível, diálogos intensos e interpretação à altura que uma tragédia de proporções gigantesca merece.

Jared Harris é Valery Legasov, é ele quem auxilia na “limpeza” da área e no conhecimento da verdade sobre o acidente. Stellan Skarsgård como Boris Shcherbina do Conselho de Ministros que acompanha todos os trabalhos. Emily Watson é Ulana Khomyuk, uma física nuclear, única personagem fictícia que representa os muitos cientistas que trabalharam para ajudar a resolver o problema enfrentando grande perigo sem se preocupar com isso. Paul Ritter é Anatoly Dyatlov, engenheiro da Usina de Chernobyl.

Muitos outros atores deram vida ao povo das cidades próximas como os moradores que viram a explosão e foram para a ponte da cidade para ver mais de perto e morreram posteriormente, todos eles pelo efeito radiativo da explosão.

São cinco episódios que demonstram todo o horror do acidente nuclear e que trazem a verdade sobre Chernobyl. E a verdade é sempre melhor que não saber de nada. Vale a pena conferir.

Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

4 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

6 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

1 semana ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!