Categories: Uncategorized

Do Fundo da Estante: A Coisa [Nostalgia]

Olá leitores do O que tem na nossa Estante! Como resenha de inauguração da nova seção “Do Fundo da Estante“, escolhi uma produção dos anos 80 muito querida pelos fãs de filmes de terror – A Coisa. Em tempos de excesso de agrotóxico nos nossos alimentos e da decadência da qualidade dos produtos industrializados nos dias de hoje, nada mais oportuno do que ver (ou rever) essa verdadeira pérola trash.
Lançado em 1985 e dirigido pelo habilidoso e saudoso Larry Cohen (falecido em Março deste ano), A Coisa mantém as mesmas características dos trabalhos de Cohen – responsável por Nasce um Monstro (1974), A Ambulância (1990) e que também escreveu o roteiro do ótimo Celular (2009) protagonizado por Kim Basinger – baixo orçamento, muita criatividade, vontade e crítica social.
A Coisa é um típico produto dos anos 80, um prato cheio para os saudosistas da época e um registro precioso para as novas gerações. A história absurda (ou nem tanto, se formos analisar friamente rs) é sobre uma substância gelada, cremosa e doce encontrada por mineradores na neve. Ao se deliciarem com o sabor, não demora muito para que o produto, vendido em potes com o nome de Stuff, caia no gosto da população que o consome constantemente – alguém aí lembrou de algo parecido?
O problema é que tal substância, possivelmente alienígena (ou seria uma experiência humana que deu errado?), se alimenta das entranhas de quem a consumiu, corroendo tudo por dentro.
As comparações entre o Stuff e outros produtos que nós todos consumimos no dia a dia é inevitável. Pessoas diabéticas que são mutiladas pela doença e não conseguem largar o vício do refrigerante, cardíacos viciados em junkie food e em especial a população norte-americana, que é considerada a mais obesa do mundo e que se esbalda com a pior culinária da face da Terra.
É disso basicamente que A Coisa trata, exagerando (ou nem tanto rs) nos efeitos da indústria alimentícia sobre o ser humano, sem deixar de mostrar o poder de manipulação da mídia sobre a população. São esses elementos certeiros que fazem deste “clássico” das noites do Cinema em Casa do SBT (sim, o SBT já foi uma emissora mais interessante) um filme para discutir e pensar.
O diretor Larry Cohen, também autor do roteiro, conduz a trama com maestria sem cair na chatice. O que poderia ser apenas uma afronta aos viciantes produtos industrializados, se mostra um ótimo entretenimento que aposta no horror com o intuito de criticar o estilo de vida dos norte americanos e seus hábitos nada saudáveis.
É claro que, considerando a época em que foi feito, a maquiagem e os efeitos especiais ficaram datados. Os estúdios liberavam apenas alguns milhares de dólares quando se tratavam de filmes de terror e mesmo não ganhando prêmios importantes, a bilheteria era eficiente e o sucesso de crítica e público era satisfatório – o que raramente acontece nos dias de hoje. De uns anos pra cá, o gênero terror vem ganhando espaço, orçamentos milionários, fotografia de qualidade e maquiagens impressionantes (inclusive aqui no Brasil, muitos cineastas têm se empenhado neste segmento), porém o fator originalidade raramente aparece.
Assistir A Coisa em pleno 2019 ainda funciona e aparentemente não possui data de validade.
FICHA TÉCNICA
Título: A coisa
Título Original: The Stuf
Diretor: Larry Cohen
Data de Lançamento: 14 de junho de 1985
Nota: 4/5

Italo Morelli Jr.

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

20 horas ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

2 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Beijo Explosivo [Crítica do Dorama]

Beijo Explosivo é um dorama disponível na Netflix. Uma comédia romântica com ótimos protagonistas e…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!