Em História da bruxaria, Russell faz um magnífico trabalho traçando a história da feitiçaria desde suas origens até suas manifestações atuais. O livro é de primeira qualidade, completo com figuras e ilustrações e ajuda os leitores a terem uma ideia das diferentes interpretações da feitiçaria ao longo dos tempos.
De início ele nos mostra que existem muitas definições do que uma bruxa é: a partir da abordagem antropológica, uma bruxa é uma feiticeira na abordagem histórica, e satanista na definição moderna, e admiram deuses antigos.
Ao longo do livro ele também tenta desmascarar percepções comuns de feitiçaria, como aquelas histórias onde ouvimos que: bruxas não existem, que elas praticam vodu, ou que bruxas participam do mundo negro. Russell contesta essas superstições populares com dados modernos e históricos ao longo de todo o caminho da feitiçaria.
Detalhes cuidadosos são gastos descrevendo a feitiçaria e a feitiçaria histórica. Ele fala sobre Zande do Sudão e suas variedades de magia: magia boa e benevolente, como oráculos e adivinhos, amuletos de proteção, ritos de fertilidade. Na época, a feitiçaria era magia de ciúme, inveja ou cobiça, e era considerada injusta.
Russell também discute a feitiçaria européia, incluindo o mito das bruxas Sabá, onde essas sacrificavam bebês ao Diabo, renunciavam à fé cristã e se engajavam em orgias, fato este que nunca ocorreu, mas que se tornou universalmente aceito pelos povos de todos os mundos.
E discorre uma das mais proeminentes interpretações da feitiçaria moderna e inclui também a tese de Margaret Murray sobre o culto às bruxas na Europa Ocidental e os buracos na teoria, as origens anglo-saxônicas incluindo seleções nórdicas e a deusa romana de o envolvimento à caça.
Russell explica que havia quatro elementos na formação da feitiçaria européia: feitiçaria, religião pagã e folclore e, finalmente, heresia cristã. Durante esse tempo, a crença de um pacto com o Diabo tornou-se difundida. Aqui entramos nas crenças das orgias sexuais, sacrificando as crianças ao Diabo e ao canibalismo. Um foco está no catarismo e sua ênfase no diabo como espírito do mal que criou o mundo material e levou à mudança para o crescente poder do diabo na crença popular.
Por volta de 1450, com o Renascimento e a Reforma, surgiu a mania de bruxaria, que durou cerca de 200 anos. A ascensão foi concomitante com a ascensão da magia da Renascença, que lutou para separar a magia sábia e benevolente da magia maligna das bruxas. Uma longa discussão sobre os julgamentos de bruxas da Inglaterra e América, influências sociais e, finalmente, o declínio da caça às bruxas entra em questão.
A seção final do livro nos dá uma visão imparcial da bruxaria moderna, incluindo pedaços em Anton La Vey e sua Igreja de Satã, Gerald Gardner e a formação da bruxaria moderna, e uma visão geral do mundo das bruxas.
O livro tem uma leitura de fácil compreensão e é rico em fotografias, que ajudam a tecer juntos uma excelente apresentação da bruxaria desde os seus primórdios até os dias atuais.
A obra dissipa todos os mitos que cercam o ofício de bruxa, e se você se interessa pelo assunto ele é riquíssimo em toda história. Se você pensa que bruxas passam noites colocando coisas esquisitas em caldeirões e vivem amaldiçoando as pessoas, você está muito enganado. O livro mostra justamente toda a injustiça cometida contra elas ao longo dos séculos e nos permite compreender como se deu toda a crença de que bruxas são más.
Para quem gosta de contextos históricos, temos nesse livro uma excelente introdução ao estudo sério da bruxaria em todo o mundo e das religiões de feitiçaria de uma maneira geral.
Em uma edição sem falhas, em capa dura com uma fonte confortável para a leitura, Goya selo da Editora Aleph nos apresenta uma linda edição para um tema tão importante a ser discutido.
Eu adoro histórias, filmes e séries sobre bruxas. Achei interessante a abordagem do livro, só não leria porque ele tem uma pegada mais didática, prefiro a ficção.
View Comments
ah eu to doida nesse livro! uns dias atrás fiquei namorando ele na livraria, que edição mais linda, adorei sua resenha
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Não conhecia esse livro, mas amei o tema e acho uma obra bem interessante! Adoraria ler!
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/
Esse livro é diferente de tudo o que já li até hoje, fora que é a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele, fiquei doida para conhecer!
https://www.kailagarcia.com
Que interessante esse livro, sem contar que a edição parece estar realmente impecável!
http://www.vivendosentimentos.com.br
Olá, Natália
Eu adoro histórias, filmes e séries sobre bruxas. Achei interessante a abordagem do livro, só não leria porque ele tem uma pegada mais didática, prefiro a ficção.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi
não conhecia o livro, me interessei pelo estudo retratado nele, parece trazer fatos bem interessantes.
http://momentocrivelli.blogspot.com