Categories: Uncategorized

Your Name [Resenha Literária]

A primeira coisa a se dizer de Your Name é que Makoto Shinkai escreveu enquanto o filme estava sendo produzido, ou seja, o original é a animação, mas não achei que tivesse muitas diferenças de roteiro, mas é evidente que como são mídias muito distintas o impacto de cada uma também é.
Taki e Mitsuha não sabem o motivo, mas trocam de corpos. Ele vive em Tóquio e ela numa comunidade pequena no interior, um local em que vai ser possível ver bem a passagem de um cometa. Obviamente a troca de corpos causa algumas confusões. Taki fica bastante abismado no corpo de uma garota e muda completamente o comportamento na escola e faz de Mitsuha uma menina mais popular. Já Mitsuha também modifica a vida de Taki, fazendo com que ele tenha mais amigos no trabalho.
A cada troca eles deixam mensagens para o outro entender o que aconteceu e não serem pegos de surpresas e com isso eles se tornam amigos e aumentam ainda mais a estranha conexão entre eles. Até que um dia a troca para. Taki fica bastante curioso e sente muita falta de Mitsuha. assim, o personagem parte em busca de informações e descobre que a cidade da amiga foi atingida pelo cometa. A partir de então começa uma busca por respostas e uma tentativa de mudar o que acontece no passado.
Obviamente que a animação consegue retratar com mais intensidade tudo que acontece, isso porque a produção cinematográfica de Your Name é incrível, a fotografia, a arte, a trilha sonora extremamente importante e os cenários fazem com que a gente envolva demais com a história. Já o livro parece bem mais intimista que o filme e nos envolve mais com os pensamento dos protagonistas. Como disse, m´dias diferentes, impactos distintos.
A narrativa do diretor e roteirista Makoto Shinkai é simples, fácil, rápida, mas é perceptível que quando produziu o filme se deteve muito mais nos detalhes além do roteiro, assim, minha experiência com o livro foi bastante diferente, mas igualmente interessante.
Your Name tem ficção científica, um leve romance e partes com bastante drama, que nos causa ansiedade. Quem ainda não viu filme eu recomendo e quem ainda não leu o livro recomendo também, embora a história seja a mesma, os dois se completam por mostrar perspectivas bem diferentes.

FICHA TÉCNICA
Título: Your Name
Autora: Makoto Shinkai
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

3 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

1 semana ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

1 semana ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

1 semana ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

The Paper – Primeira Temporada [Crítica]

A releitura de The Office, originalmente britânico, fez muito sucesso em sua versão americana, liderada…

2 semanas ago