Categories: Uncategorized

Nós [Resenha do Filme]

O ator e diretor Jordan Peele acertou e muito em sua estréia no cinema em Corra!, filme de terror que concorreu ao Oscar de melhor filme e diretor e levou pra casa a estatueta de melhor roteiro original – afinal, uma estória que aborda o racismo de maneira tão genial merece reconhecimento.
Com o hype que se formou, crítica e público já ansiavam por um novo trabalho do diretor, imaginando um novo sopro de criatividade no gênero que tenta se manter desde O Sexto Sentido, lançado há exatos vinte anos.
Em Nós, título simples e direto, acompanhamos a já batida história da família que vai passar um fim de semana fora de casa (aqui, numa praia) e tem sua residência invadida (durante a noite, claro) por psicopatas. Pra não ficar parecendo um remake caprichado de Os Estranhos, Jordan insere na trama elementos que de início nos intrigam, mas que ao final da projeção se revelam tão frágeis que não justificam tantas situações absurdas e suas duas horas de duração.  Os psicopatas em questão são “duplos” da família, usam roupas vermelhas e sustentam no rosto uma expressão sádica e imitam os movimentos dos originais. OK.
O início é promissor e mostra uma garotinha que se distancia dos pais num parque de diversões próximo a praia de Santa Cruz, se perde num labirinto de espelhos e volta traumatizada pra casa. Nem é preciso ser um gênio pra entender o que aconteceu ali pela quantidade de vezes que a cena (em flashback) é relembrada. Essa garotinha é na verdade Adelaide (Lupita Nyong’o) agora casada e mãe de dois filhos, e se mostra tensa em voltar ao mesmo lugar anos depois – sua intuição não falha.
Assim que acontece a já prevista invasão, não demora muito pra que se inicie cenas do mais puro slasher (acima da média, diga-se de passagem) e momentos ora interessantes e ora WHAT!?!?! Situações de humor e algumas piadinhas fora de hora aqui e ali e muita forçação de barra permeiam as quase duas horas de duração e o tão esperado plot twist nem é tão twist assim…
Pontos positivos: a fotografia e a música de abertura são excelentes. A trilha sonora cheia de clássicos do rock e do rap é mais uma que vai vender muito bem. O elenco se divide em duas partes – os canastrões Winston Duke (o pai) e Tim Heidecker (o amigo branco e rico) e as talentosas Lupita Nyong’o (a mãe) e Elisabeth Moss (a amiga branca e rica), além do muito bem escalado elenco infanto-juvenil.
Pra quem viu a TV Pirata no século passado, fica impossível não lembrar do Barbosa quando a versão do mal da Adelaide resolve falar. Se para os gringos o tom de voz pode impressionar, pra nós só causam risos nostálgicos.
Comparar o diretor Jordan Peele com Alfred Hitchcock é totalmente desnecessário. O único diretor que conseguiu algo próximo ao Mestre do Suspense foi o também talentoso Brian de Palma e é notório que Peele está indo por outros caminhos. Também acho desnecessário chamar Nós de um episódio esticado de Além da Imaginação – esses pelo menos se preocupavam com uma certa coerência no resultado final…
Será que um possível terceiro filme que fecharia essa improvável Trilogia (e justificaria Nós como um filme do meio) consegue fechar tudo com chave de ouro? O problema é se essa tal trilogia for só uma especulação e Nós não for um “filme do meio”…Na dúvida fique com o já cult Pague para entrar e Reze para sair (1981), slasher passado num parque de diversões que é muito melhor.
Trailer
FICHA TÉCNICA
Título: Nós
Titulo original: Us
Diretor: Jordan Peele
Data de lançamento: 21 de março de 2019
Nota 3/5
*conferimos o filme na cabine de imprensa
Italo Morelli
Na Nossa Estante

View Comments

  • Corra! realmente aborda o racismo de forma genial, mas, assistindo apenas como uma despretensiosa telespectadora, digo com convicção que odiei o filme e fico com medo de assisti Nós e ter essa mesma decepção, haha. Mas, como amante de cinema, claro, vou ter que dar uma chance ao filme, mesmo sabendo pela sua resenha que ele não é lá aquelas coisas...
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Oi, Italo!

    Estava vendo muita ligação de Nós com o filme Corra!, mas pelo trailer, não sabia muito bem o que esperar. Adorei a sua resenha e saber mais a respeito da história, acho que é o tipo de filme que não podemos comentar muito sobre pra não soltar spoilers, então preciso assistir pra ver o que vai acontecer com essa família haha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

  • Oi Italo!!

    Te confesso que minhas expectativas com o filme estavam altas, principalmente por conta de Corra, adorei o filme!! Como sei que qualquer fala a mais é considerada spoiler, vou conferir o longa, claro que vou com um pouquinho mais de calma, pois realmente fiquei chocada com a caracterização no filme nos trailers e pôsteres!!

    Beijos
    Naty!

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Primeiras Impressões: Agatha Desde Sempre

E chegou mais uma série solo de uma personagem já estabelecida em outro seriado da…

2 dias ago

5 motivos que fazem de Agatha Harkness um ícone!

A série Agatha Desde Sempre estreia dia 18 de setembro exclusivamente no Disney+!

3 dias ago

That ’90s Show – Parte 2 [Crítica da Série]

A primeira temporada de That '90s Show na Netflix chegou com uma carga forte de…

4 dias ago

A Substância [Crítica do Filme]

Depois da também francesa Julia Ducournau, Coralie Fargeat é a mais nova herdeira do diretor…

1 semana ago

O Casal Perfeito [Crítica com Spoiler]

O Casal Perfeito é a nova minissérie da Netflix! Com um formato curto e conclusivo,…

1 semana ago

Kaos [Crítica da Série]

Fazia um tempinho que uma série Netflix (que não seja dorama) tenha me deixado tão…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!